Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Curiosidades

A verdade por trás do "clássico" que aparece em Esqueceram de Mim

A filmagem, que é usada pelo protagonista mirim, sempre chamou atenção do público

Vanessa Centamori Publicado em 21/06/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Angels with Filthy Souls e de Esqueceram de Mim - Divulgação
Cena de Angels with Filthy Souls e de Esqueceram de Mim - Divulgação

"Fique com o troco, seu animal imundo!" é uma das frases mais icônicas da famosa saga Esqueceram de Mim, que estreou em 1990. A sentença cômica vem de um "filme" que é exibido dentro do próprio longa, hoje tão amado pelas tardes da TV aberta.

Esse "filme" anexo se chama Angels with Filthy Souls e parece até um antigo clássico. Entretanto, aqui vai a revelação: poucos sabem, mas nem real a produção é. Na verdade, foi produzido especialmente para Esqueceram de Mim. Isso explica bem a sincronia perfeita da filmagem fictícia com as cenas travessas do loirinho Kevin McCallister. 

Interpretado pelo ator Macaulay Culkin, Kevin é deixado para trás pela própria família, em meio à preparações estressantes de viagem. Seus familiares deixam Chicago e viajam até Paris para passar o feriado de natal. Sozinho, ele faz uma zona sem a presença dos pais e apronta muito.

Em uma cena, o jovem prega uma peça em um entregador de pizza, que pensa estar sendo insultado por um senhor mais velho. Na realidade, Kevin está apenas reproduzindo as falas de Angels with Filthy Souls em sua televisão. 

Os bastidores do filme fictício 

De acordo com a Vanity Fair, Angels with Filthy Souls tem apenas 1 minuto e 20 segundos e foi gravado em apenas um dia em um estúdio de som dentro de um ginásio abandonado da New Trier West High School.

O título do curta ficcional faz referência a um filme real de gangster de 1938, estrelado por James Cagney. O nome desse que serviu de inspiração é bem similar: Angels with Dirty Faces."Acredito que o título foi decidido apenas porque precisávamos criar um rótulo para a fita que Kevin coloca no VHS", contou à publicação, o diretor de arte de Esqueceram de Mim, Dan Webster. 

Filmagem de Angels with Filthy Souls / Crédito: Twentienth Century Fox/Divulgação

De modo proposital, a produção do filme de comédia criou a filmagem de mentirinha com técnicas reais, baseadas em negativos em preto e branco dos filmes dos anos 1940. Foram usados também dois atores para interpretar o curta ilusório: Ralph Foody, como o gangster Johnny; e Michael Guido, como Snakes. 

Outra curiosidade é que, originalmente, os papéis de ambos os atores eram invertidos. Só que foram depois destrocados, pois Ralph tinha passado por uma cirurgia no joelho e não conseguia fazer o esforço da morte dramática de Snakes.

Cenário de Angels with Filthy Souls / Crédito: Twentienth Century Fox/Divulgação

O cenário da sala que está presente em Angels with Filthy Souls também foi todo pensado. Nele, está uma velha máquina de escrever, um par de binóculos na janela, um grabafone (um telefone de berço, popularizado em filmes mudos) e uma metralhadora Colt 1921AC Thompson, arma de um dos longas de James Cagney. 

Também foi utilizada névoa artificial e iluminação intensa e dramática para dar a sensação de filme antigo. Deu tão certo que a produção de Esqueceram de Mim realmente convenceu os fãs de que se tratava de um filme real.

Não por acaso, o primeiro filme da série do diretor Chris Columbus foi indicado a dois Globos de Ouro, como melhor comédia, e ganhou nessa categoria o British Comedy Award de 1991. Todas as vezes que Angels with Filthy Souls aparece na saga podem ser vistas em algumas versões de DVD.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du