Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Amelia Earhart

Amelia Earhart: O que disse a família após indícios da descoberta do avião?

Empresa anunciou ter encontrado evidências da descoberta do avião perdido de Amelia Earhart no Oceano Pacífico, família se manifestou

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 21/02/2024, às 11h49 - Atualizado em 22/02/2024, às 19h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de Amelia Earhart e registros feitor por sonar - Domínio Público e Deep Sea Vision
Foto de Amelia Earhart e registros feitor por sonar - Domínio Público e Deep Sea Vision

Nos últimos dias, o nome de Amelia Earhart voltou às manchetes mundiais 87 anos após o seu misterioso desaparecimento no Oceano Pacífico. Em julho daquele ano, ela tentava completar um voo de circunavegação ao redor do globo. 

Agora, o enigma de Earhart voltou a intrigar estudiosos e admiradores de sua trajetória. A empresa Deep Sea Vision anunciou recentemente que pode ter encontrado o que sobrou do avião utilizado pela pioneira. 

Os registros de sonar, divulgados pela companhia, rodaram o mundo. Assim, a família de Earhart se pronunciou sobre a promissora descoberta. 

Durante entrevista à Fox News, Bram Kleppner, sobrinho-neto de Amelia, se demonstrou entusiasmado com a revelação. Para ele, se trata da "pista mais promissora que alguém encontrou em quase 87 anos de pesquisas". 

[Colocar ALT]
Os registros de Sonar divulgados - Deep Sea Vision

Ele relembrou, conforme repercutido pela People, que existiram muitas buscas, entretanto, faltam vestígios. 

"Houve muitas, muitas buscas e, na verdade, nem um único vestígio de evidência jamais apareceu", afirmou Kleppner na conversa. "Eu diria que aprendemos a não esperar nada dessas buscas". 

Agora, acredita ele, a situação é diferente. Ele e seu irmão "sentem que isso é mais provável que qualquer coisa que tenha surgido" anteriormente. 

No entanto, desta vez é aparentemente diferente do resto. Kleppner disse que ele e seu irmão “sentem que isso é mais provável do que qualquer coisa que tenha surgido” no passado.

“A imagem que obtiveram parece a de um avião e está no lugar certo onde Amelia teria caído”, afirmou ele na entrevista.

Ele soube da novidade através de sua mãe. Ela havia sido contatada pelo piloto e investidor Tony Romeo, que fez parte das buscas antes da expedição. Inclusive, Tony gastou US$ 11 milhões para financiar as buscas pelo avião perdido, informaram o Today e o The Wall Street Journal.

O que seriam os destroços do avião de Earhart foram descobertos a 160 quilômetros da Ilha Howland, como apontam as imagens de sonar. Lá, Amelia faria uma parada para reabastecer a aeronave.

O sobrinho-neto de Amelia também aproveitou para elogiar as buscas. Para ele, parece ser "uma pista mais promissora do que qualquer coisa que vimos até agora". 

Legado

Outro objetivo dele é "reequilibrar um pouco a discussão" a respeito da defesa de Earhart pelos direitos das mulheres, parte de sua trajetória que os familiares temem "ter sido quase esquecido".

"O foco deve se estender além daquele último dia [quando Earhart desapareceu], e focar em sua vida e legado durante todos os seus dias antes de 2 de julho de 1937", explicou à Fox News.