Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / The Last of Us

Barrie Gower, o homem por trás da maquiagem dos infectados de 'The Last of Us'

Responsável pelo Vecna, de Stranger Things, Barrie Gower ainda ganhou três Emmy's por seu trabalho em Game of Thrones

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 05/02/2023, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Infectados em The Last of Us - Reprodução/Instagram/barriegower
Infectados em The Last of Us - Reprodução/Instagram/barriegower

The Last of Us ainda nem se encaminhou para a metade de sua temporada de estreia e já caiu nas graças do público. Adaptação do jogo homônimo de PlayStation criado por Neil Druckmann, a trama apresenta um mundo pós-apocalíptico devastado por um fungo

Embora o Cordycep exista na vida real, o fim da humanidade por conta de uma infecção de fungo zumbi parece longe de acontecer. Pelo menos é o que esperamos!

+ The Last of Us: É possível uma pandemia de fungos igual mostrada na série?

Além de toda a ambientação da narrativa, e também das incríveis atuações de Pedro Pascal (Joel) e Bella Ramsey (Ellie), The Last of Us faz brilhar os olhos por conta de uma pessoa menos conhecida do grande público: Barrie Gower

O gênio da maquiagem 

Um dos maiores nomes da atualidade no quesito efeitos visuais, Barrie Gower começou sua carreira na indústria cinematográfica em 1996, pouco após ter se formado na faculdade de Moda da London College, com especialização em maquiagem. Nesta época, trabalhou no departamento de efeitos visuais da BBC

No ano seguinte, sua primeira oportunidade no cinema, com o icônico ‘O Regate do Soldado Ryan’ (1998), dirigido por Steven Spielberg. De lá para cá, Gower passou a liderar equipes e empresas de efeitos visuais — se tornando cada vez mais especialista em uso de maquiagens e próteses. 

Ainda nas telonas, entre outros trabalhos, Barrie Gower participou de produções vencedoras do Oscar, como ‘O Lobisomem’ (2011) e ‘A Dama de Ferro’ (2012); também sendo responsável por uma versão zumbilesca do ator Benedict Cumberbatch em ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’ (2022). 

No universo das séries, aponta o portal espanhol Sopitas, foi indicado a sete prêmios Emmy's como designer de próteses ou maquiagem de efeitos especiais. Destes, ganhou quatro: 3 por Game of Thrones e uma pelo vilão Vecna de Stranger Things

Os zumbis de The Last of Us

Em poucos episódios, The Last of Us se mostrou capaz de manter a excelência dos games e ainda caminhar com as próprias pernas, como visto no sublime terceiro episódio 'Long, Long Time' ('Por Muito, Muito Tempo'), que adaptou a história de Frank e Bill para uma narrativa mais dramática e romântica. 

Voltando um pouco na história, no segundo episódio somos introduzidos aos ‘estaladores’ — a fase quando o fungo cobre e deforma completamente o rosto de sua vítima, tornando-o completamente cego. Aqui, o 'clicker' (nome em inglês) se localiza através de uma espécie de 'sonar' obtido por um barulho característico, daí o nome 'estalador'.

Estalador em The Last of Us/ Crédito: Divulgação/HBO Max

"Para apresentar os clickers na tela corretamente, tive a sensação de que tínhamos que tomar 5.000 decisões exatamente certas", explicou o showrunner Craig Mazin ao GameSpot. "Trouxemos Barrie Gower... que trabalhou em nossas próteses em Chernobyl. Ele é o melhor."

Nas conversas iniciais com Mazin e Druckmann, Gower já demonstrou diversas artes preliminares de como pensou os ‘estaladores’ e também os demais infectados; tudo isso baseado em como eles eram nos games. 

"Embora estivéssemos criando versões novas e atualizadas para a apresentação, continuamos voltando aos designs originais que Neil e sua equipe criaram para o jogo", explicou o artista para o especial ‘Inside the Episode’, da HBO.

A primeira vez que vi as próteses completas, trouxe lágrimas aos meus olhos… Parecia tão bom, tão assustador e bonito ao mesmo tempo, e manteve muitas das coisas que tínhamos feito no jogo, mas agora uu estava na vida real ", completou Druckmann em entrevista à Sky TV.

Em seu Instagram, Gower compartilhou detalhes da infecção dos Cordyceps: “Aqui está um teste de maquiagem para uma das vítimas em The Last of Us. Tivemos centenas e centenas de personagens ao longo da temporada, com diferentes estágios de infecção. Sou muito grato ao Craig Mazin e ao Neil Druckmann pela oportunidade de colaborar em um projeto tão incrível.”

Trabalhos de Barrie Gower

1. The Last of Us

Em The Last of Us, Gower ficou responsável pela caracterização das pessoas infectadas pelo cordyceps, como os estaladores:


2. Stranger Things

Introduzido na quarta temporada, o vilão Vecna também é obra de Barrie Gower. Segundo repercutido pela equipe do site do Aventuras, o artista apontou que foram necessárias cerca de 6 a 7 horas de trabalho para o personagem ser montado.

O designer ainda revelou que apenas algumas partes, como o nariz, foram feitas por efeitos especiais. "Não era um cara em um traje de captura de movimento ou chroma key. O monstro estava lá em carne e osso", explicou. 

Em entrevista ao The Verve, o designer de próteses ainda revelou que a criatura foi feita à base de efeitos especiais e lubrificante. “No dia [da filmagem] ele tem que estar superviscoso, então usamos produtos como lubrificante K-Y. Também usamos um produto chamado UltraWet, um gel transparente, que passamos em todo o corpo dele”.


3. Universo GoT

Ainda para a HBO, o designer ficou incumbido, entre outros personagens, por dar vida ao temido Rei da Noite, em Game of Thrones; e ao rei Viserys Targaryen em House of Dragon. Pela primeira série, aliás, ele ganhou três Emmy's.


4. The Witcher

Sucesso da Netflix, The Witcher também tem um toque de Barrie Gower. Confira como ficou a caracterização da atriz Agnes Born como a bruxa Vereena!