Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / 'Bob Marley: One Love'

Bob Marley: 5 coisas para saber antes de assistir o filme do rei do reggae

Novo filme sobre a carreira de um dos maiores ícones do reggae de todos os tempos será lançado em fevereiro; confira algumas curiosidades sobre a obra e Bob Marley!

Éric Moreira Publicado em 21/01/2024, às 09h00 - Atualizado em 22/01/2024, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Marley: Ficção e realidade - Reprodução/Paramount Pictures e Dennis Morris
Bob Marley: Ficção e realidade - Reprodução/Paramount Pictures e Dennis Morris

Cada gênero musical pode ser facilmente identificado e relacionado a um "rei" ou "rainha" próprio. Para o pop, é impossível não mencionar Michael Jackson e Madonna; para o rock, Elvis Presley; e para o reggae, definitivamente, o nome mais conhecido de todos os tempos é o de Bob Marley.

Como resultado, será lançado nos cinemas o novo filme sobre o grande ícone jamaicano, intitulado 'Bob Marley: One Love' ('Bob Marley: Um Amor', em tradução livre, embora o nome referencie uma das canções mais famosas do artista). Dirigido por Reinaldo Marcus Green, o longa acompanhará parte da carreira e vida do músico.

"'Bob Marley: One Love' celebra a vida e a música de um ícone que inspirou gerações através de sua mensagem de amor e unidade. Pela primeira vez na tela grande, descubra a poderosa história de superação de adversidades de Bob e a jornada por trás de sua música revolucionária", diz a sinopse oficial do filme, disponibilizada pela Paramount Pictures.

Antes do lançamento do novo filme, previsto para ocorrer nos Estados Unidos no dia 14 de fevereiro, confira a seguir 5 coisas para saber antes de assistir a 'Bob Marley: One Love':

+ O dia em que Bob Marley jogou futebol com Chico Buarque e outros famosos

1. Revelação

'Bob Marley: One Love' é um filme emocionante desde sua revelação. A novidade foi anunciada durante a CinemaCon — a convenção anual da Associação Nacional de Proprietários de Teatro (OTAN) realizada em Las Vegas, Nevada, de acordo com a Collider — de 2023, com o trailer, que já mexe com os fãs do artista ao tocar alguns de seus maiores sucessos.

Além disso, quem apresentou o trailer no evento foi o também músico e ativista, mas mais conhecido por ser um dos mais de dez filhos de Bob Marley: Ziggy Marley.

"É ótimo estar aqui hoje em nome deste filme sobre meu pai. Estou aqui como produtor deste filme, mas também como administrador do incrível legado do meu pai... esta mensagem de unidade e amor é tão urgente como sempre. As pessoas aprofundarão sua conexão com Bob e honrarão Bob da maneira certa", disse ele no evento.

David Nesta "Ziggy" Marley na CinemaCon 2023 / Crédito: Getty Images

2. Família

Como mencionado anteriormente na fala de Ziggy Marley, ele se envolveu com o filme não só por ser filho da grande lenda do reggae, mas também por ser produtor. Além dele, também auxiliam na produção a esposa de Bob, Rita Marley, e uma de suas filhas, Cedella Marley.

Cedella e Rita Marley / Crédito: Getty Images

Vale mencionar que, ao todo, em seus breves 36 anos de vida, Bob Marley teve 11 filhos reconhecidos oficialmente e duas filhas não reconhecidas. Isso, sem mencionar, tantos outros que já afirmaram ser filhos dele, ao longo dos anos, de acordo com o NSC Total. De qualquer forma, com a família de Marley envolvida no novo filme, o público pode ter certeza de que o legado do ícone musical será respeitado e preservado.


3. Streaming?

Até o momento, 'Bob Marley: One Love' não possui uma data de estreia oficial definida no Brasil, mas, nos Estados Unidos, está previsto para ser lançado nos cinemas no dia 14 de fevereiro.

Cena de 'Bob Marley: One Love' / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures

O longa receberá, inicialmente, um lançamento exclusivo nos cinemas; porém, considerando que ele será distribuído pela Paramount, não deve demorar para chegar ao Paramount+. Entretanto, não se trata de uma informação oficial.


4. Rastafari

Certamente um dos maiores impactos que Bob Marley trouxe ao mundo foi uma maior difusão do rastafari e da cultura jamaicana. Isso porque o gênero musical não se tratava apenas dos sons e poesia lírica, mas sim de todo um modo de vida.

Bob Marley durante show em 1980 / Crédito: Foto por Eddie Mallin pelo Wikimedia Commons

Conforme explica a Collider, Bob Marley pregava a paz, a harmonia e o respeito entre as pessoas, sendo também favorável às reformas sociais e, por isso, não tinha receios em utilizar de sua música para falar também sobre política e religião. Ele era praticante do movimento religioso chamado Rastafari, que se desenvolveu em áreas mais pobres da Jamaica em meados da década de 1930.

+ Deus para os rastafáris: O império de Hailé Selassié

5. Tentativa de assassinato

Um evento bastante decisivo na vida de Bob Marley foi quando, em 1976 — cinco anos antes de sua morte, que ocorreu em 11 de maio de 1981 —, ele sofreu uma tentativa de assassinato: um atirador desconhecido disparou contra sua casa diversas vezes, o que acabou ferindo vários de seus familiares. No entanto, em vez de se abalar, apenas dois dias depois disso ele se apresentou no show gratuito "Smile Jamaica", que tinha o obetivo de tentar trazer maior unidade ao país.

Bob Marley / Crédito: Foto por Patrick Lüthy pelo Wikimedia Commons

Importante mencionar que muita gente relacionou o incidente ao apoio que Marley expressou ao primeiro-ministro Michael Manley. Por isso, ele decidiu exilar-se na Inglaterra por um tempo, depois disso, onde gravou os álbuns Exodus e Kaya — no caso, 'Bob Marley: One Love' gira em torno da criação de Exodus, segundo o diretor Reinaldo Marcus Green.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!