Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Mbappé

Brilho em Copa, tartaruga e recorde de Henry: Descubra 5 curiosidades sobre Mbappé

Mbappé será um dos onze titulares pela França na final da Copa do Mundo disputada hoje, 18, 12:00, no Lusail Stadium

Matheus Botosso, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/12/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kylian Mbappé pela seleção da França - Getty Images
Kylian Mbappé pela seleção da França - Getty Images

A final mais aguardada do ano finalmente chegou. Após a partida entre Argentina e França, que está marcada para este domingo, 18, às 12:00 (horário de Brasília) no estádio Lusail, o público que vem acompanhando a Copa do Mundo desde o dia 20 novembro — data do jogo de abertura do torneio — finalmente descobrirá qual capitão irá levantar o troféu mais cobiçado do mundo.

Os Hermanos conquistaram a vaga na grande final após ganharem da Croácia na última terça-feira, 13, pelo placar de 3 a 0 — com um gol do astro da Argentina, Lionel Messi, e com o atacante do Manchester City, Julián Álvarez, marcando os outros dois gols e dando números finais ao jogo.

Já os Les Blues, como é reconhecida a França, se garantiram na decisão depois que superaram a zebra da Copa, Marrocos na quarta-feira, 14, por 2 a 0.  Com gols do lateral-esquerdo Theo Hernándes, e outro do atacante Kolo Muani, a equipe europeia se garantiu na grande final.

Mesmo com o principal jogador da França, Kylian Mbappé, não balançando as redes no jogo da semifinal, o astro é o artilheiro do torneio — ao lado de Messi— com cinco gols marcados até o momento. Sendo assim, listamos algumas curiosidades do jovem jogador de 23 anos, que vem marcando seu nome na competição mais importante do mundo.

1. Muito valioso

O atleta foi emprestado ao PSG pelo Mônaco em 2017. Segundo informações da BBC News Brasil, em 2018, o time que joga no Parc des Princes optou em ter o com jogador em definitivo, pagando 180 milhões de euros, ou equivalente a aproximadamente 990 milhões de reais quando convertido para nossa moeda.

Créditos: Gettyimages /Mbappé pelo psg

O alto valor na transferência fez ele se transformar no segundo jogador mais caro do mundo — ficando atrás do seu companheiro de time Neymar, que saiu do Barcelona em 2017, para o PSG por 222 milhões de euros, cerca de R$1,2 bilhão.


2. Acostumado a levantar títulos

O camisa 10 da França tem apenas 7 anos como profissional, mas mesmo com pouco tempo, já tem vários títulos no currículo.

Pelo seu time, Mbappé já conquistou três Copas nacionais, duas Copas da Liga Francesa e levantou quatro vezes o troféu da Ligue 1 — campeonato nacional — pelo PSG e uma vez quando vestia a camisa do seu antigo clube, Mônaco.

Defendendo as cores da França, o atacante foi campeão da Liga das Nações da Uefa na temporada 2020/21. Além disso, em 2018, jogando pela sua seleção, ele ganhou o troféu que todos os jogadores queriam ter a honra de segurar: A taça da Copa da Mundo.

Créditos: Gettyimages / Mbappé com medalha

O campeão do mundo também tem alguns títulos individuais na sua estante. Em 2017, ele recebeu o Golden Boy, prêmio dado ao melhor jogador sub-21 que atua em alguma liga europeia. Fora isso, se consagrou jogador do ano da Ligue 1 uma vez, três vezes atleta jovem do ano e duas vezes o melhor futebolista francês do ano.

Na Copa de 2018, na Rússia, Mbappé foi eleito o melhor jovem do torneio. O francês ainda foi fundamental na campanha do PSG na Liga dos Campeões em 2020. Ainda segundo a fonte, no ano em questão, o clube chegou pela primeira na final do torneio, mas acabou perdendo para o Bayern de Munique, por 1 a 0.


3. Predestinado em Copas do Mundo

O astro do futebol pode se tornar bicampeão da Copa aos 23 anos. No torneio realizado em 2018, ele tinha apenas 19 anos, e foi primordial para o título.

Naquele ano, o jogador terminou a competição com quatro gols, sendo um desses gols na final contra a Croácia. O feito fez ele se tornar o segundo atleta mais novo a balançar as redes em uma final do torneio, ficando atrás apenas do rei do futebol Pelé, que marcou na final de 1958, contra a Suécia.

Créditos: Gettyimages / Kylian Mbappé com o troféu da Copa do Mundo em 2018

Com cinco gols, o camisa 10 é o artilheiro da competição deste ano. Ao total, ele tem nove gols em 13 partidas disputadas — o maior artilheiro da Copa do Mundo é o alemão, Miroslav Klose, com 16 gols.

Além disso, ele se tornou o atleta mais novo a marca nove gols no torneio mais importante o mundo, batendo a marca do português Eusébio, que aos 24 anos e 182 dias chegou aos nove gols.


4. Recordes

O jovem prodígio, que nasceu nas redondezas da capital da França, Paris, iniciou no time da região em que morava, AS Bondy, e em dezembro de 2015, jogou pela primeira vez como profissional pelo Mônaco.

Com 16 anos e 347 dias, a partida contra o Caen fez Mbappé virar o jogador profissional mais novo da história do Mônaco a atuar em uma partida profissional. O recorde era do ídolo francês, Thierry Henry, em 1994.

Créditos: Gettyimages / Mbappé pelo Mônaco

Fora isso, depois de três meses, ele virou o artilheiro mais jovem do time, registrando seu primeiro gol no time profissional contra o Troyes — o recorde de artilheiro mais novo do Mônaco também era de Henry.


5. Tartaruga?

O jovem jogador é chamado de "tartaruga" não só pelos companheiros do clube, mas também por alguns torcedores que o acompanham a mais tempo e sabem mais detalhes sobre sua carreira.

Todavia, não pense que o apelido é uma forma de zoar o atleta devido sua velocidade, pelo contrário, Mbappé é um dos jogadores mais rápidos da Copa e recebe o apelido carinhoso por ser semelhante ao personagem do desenho "Tartarugas Ninjas", Donatello — protagonista que utiliza uma faixa roxa no rosto.

Segundo o UOL, quando o francês chegou ao Paris Saint-Germain, seus colegas de time deram uma mascará de um dos personagens da série como presente. No caso, não foi de Donatello, mas sim de Michelangelo, tartaruga que usa uma faixa laranja nos olhos.

Créditos:Reprodução/Vídeo/Youtube: YoungSinatra954 - Mbappé ganhando máscara do personagem de 'Tartarugas Ninja', Michelangelo, dos companheiros.

Na época, Meunier, lateral do PSG, cedeu uma entrevista ao 'Le parisien' falando sobre a chegada do jogador e o apelido recebido.

É engraçado, ele acabou de chegar e já tem um apelido. Não sei se isso o incomoda, mas não penso assim. Em qualquer caso, ele está acostumado, todos o chamam de Donatello", contou.

Para ressaltar sua velocidade, a BBC News Brasil relembrou a disputa entre a França e Polônia nas oitavas de final da Copa. Na partida em questão, os franceses venceram por 3 a 1, e Mbappé chegou a bater 35,3 km/h no decorrer do jogo.

E não para por aí. Em setembro, a Ligue 1 declarou que Mbappé era o mais veloz da temporada 2022/23, registrando 36 km/h.