Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Vampeta

Com ensaio adulto, Vampeta conseguiu salvar um cinema brasileiro de 97 anos

Ensaio adulto de Vampeta, que sempre viraliza nas redes sociais, carrega uma história curiosa por trás e envolve um dos cinemas mais antigos do país

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 24/02/2024, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cinema (à esqu.) e Vampeta (à dir.) - Divulgação/Facebook/Cinema Rio Branco e Reprodução/Vídeo
O cinema (à esqu.) e Vampeta (à dir.) - Divulgação/Facebook/Cinema Rio Branco e Reprodução/Vídeo

Um dos nomes mais conhecidos da história do futebol brasileiro, Vampeta fez um ensaio para uma revista adulta em 1999. As fotos até hoje viralizam nas redes sociais, no entanto, muitos desconhecem a história por trás dos cliques. 

Com o cachê recebido no ensaio, Marcos André Batista Santos, o Vampeta, revitalizou o antigo Cinema Rio Branco. Localizado em Nazaré, Recôncavo Baiano, terra natal do ex-atleta, o cinema é um dos mais antigos do Brasil.

Fundado em 1927, o cinema em questão era da família Ribeiro Soares. Infelizmente, acabou desativado em diferentes momentos, entre 1970 e 1990, pela falta de investimento e graves riscos estruturais. 

Em 1998, entretanto, uma das pessoas responsáveis pela restauração pediu ajuda para Vampeta. Os detalhes da história foram contados ao g1 por Beta Alves, uma das tias do ex-atleta, que administra o cinema atualmente. 

A compra

Beta explicou que o sobrinho soube que a Igreja Universal pretendia comprar o espaço e abrir uma nova unidade. Ele, no entanto, se preocupava com a preservação da cultura local.

"O restaurador, seu Uriel – que inclusive já faleceu –, procurou ele e pediu ajuda para consertar o telhado, que estava para cair. Nessa conversa, ele [o Vampeta] descobriu que a Igreja Universal estava querendo comprar o espaço para abrir outra unidade, mas ele queria preservar o legado da cultura do local, que era um dos mais antigos do país. Então ele resolveu comprar", disse ela ao veículo no ano passado.

[Colocar ALT]
O cinema /Crédito: Divulgação/Facebook/Cinema Rio Branco

Como resultado, Vampeta utilizou o cachê de R$ 80 mil que recebeu ao fazer o ensaio para revitalizar o antigo cinema. Ele explicou ao veículo que foi uma chance de recuperar um patrimônio histórico do país.

"Quando surgiu a proposta de sair na revista, e era uma proposta muito boa, o dinheiro foi para a restauração do cinema. Eu gosto de cinema para caramba mesmo. Na época foi uma chance de recuperar um patrimônio histórico, mas também de construir um patrimônio, porque o cinema me pertence também", disse ele.

No final, Vampeta investiu quase R$ 500 mil na revitalização do cinema. Além do cachê, também utilizou o salário que recebia como jogador.

Assim, destacou o ex-atleta, ele passou o local para administração de familiares.  "Durante três anos eu fiquei na luta, depois entreguei para minhas tias administrarem, porque eu não tinha como ficar lá. Elas, tia Beta e Edna, sempre que tocaram os projetos do cinema, sempre foi tudo feito através delas, e eu agradeço muito", explicou Vampeta.

Com a compra, o local passou por três anos de restaurações até abrir as portas ao público. A última reforma ocorreu em 2007 e hoje o local é aberto apenas para alunos de escolas públicas.

De qualquer maneira, Beta enfatiza que o local ainda necessita de apoio financeiro para que a estrutura seja restaurada e o equipamento continue funcionando.