Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Estados Unidos

Veja como pai e filha encontraram um navio que naufragou há 150 anos

Revelado no ano passado, um dos naufrágios mais devastadores dos Estados Unidos foi identificado por pai e filha durante um passeio

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 14/02/2024, às 12h13 - Atualizado às 16h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tim Wollak e a filha (à esqu.) e foto dos restos do navio (à dir.) - Tim Wollak
Tim Wollak e a filha (à esqu.) e foto dos restos do navio (à dir.) - Tim Wollak

O que era apenas um dia divertido no verão de Tim Wollak e Henley, sua filha de apenas 4 anos, resultou em uma fascinante descoberta nos Estados Unidos, que foi revelada no ano passado.

Durante passeio em seu barco em Wisconsin, nos EUA, Wollak procurava curiosos peixes walleyes, entretanto, se deparou com algo surpreendente na costa da Ilha Verde do Lago Michigan: um navio que naufragou há 150 anos.

Com o sonar da embarcação, encontraram imagens curiosas. Analisando detalhadamente, perceberam que, cerca de três metros abaixo, se encontrava um antigo navio.

Wollak já havia se deparado com navios perdidos, no entanto, uma embarcação enorme era novidade para ele. Assim, ele tirou uma foto do que foi revelado por sonar e divulgou nas redes sociais. 

A imagem feita por sonar - Tim Wollak

O mistério foi solucionado em dezembro do ano passado através de historiadores de Wisconsin, explicou o New York Times.

Eles confirmaram que se tratava dos destroços de um navio de madeira de 36 metros de comprimento e três mastros. São as características do George L. Newman, embarcação que afundou no ano de 1871. 

"O navio foi abandonado, coberto com areia e foi amplamente esquecido — até ficar exposto e ser localizado por Wollaks no verão passado [agosto de 2023, que é inverno no Brasil]”, destacou um comunicado emitido pela Sociedade Histórica de Wisconsin.

Após a análise das imagens pelo Programa de Preservação Marítima e Arqueologia da sociedade histórica, Wollak colaborou com os conservacionistas que atuam no Departamento de Recursos Naturais visando investigar detalhadamente a embarcação. 

Outro registro feito por Tim Wollak

Para isso, contaram com um veículo operado de maneira remota. Assim, foi possível confirmar que a localização do naufrágio corresponde aos registros sobre a sina do George L. Newman. 

O naufrágio 

[Colocar ALT]
Registro divulgado pela Sociedade Histórica de Wisconsin

O navio caiu em desgraça no dia 8 de outubro de 1871. Naquele dia, a embarcação, que carregava madeira, acabou coberto pela fumaça do incêndio de Peshtigo, responsável por queimar 1,2 milhão de acres no nordeste de Winsconsin e também na Península Superior de Michigan.

Aproximadamente 2 mil pessoas faleceram durante o incêndio, considerado um dos mais devastadores dos EUA. Já o navio encalhou em Green Island, explica a Sociedade Histórica de Wisconsin, no entanto, a tripulação sobreviveu. Como sabemos hoje, a embarcação acabou no fundo dos Grandes Lagos. 

Agora, uma nova pesquisa será feita com o intuito de incluir o antigo navio no Registro Nacional de Locais Históricos, prevista ainda para este ano, explica a sociedade histórica.