Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / The Crown

The Crown: Kate Middleton trocou de universidade para conhecer William?

Na última temporada de The Crown, a mãe de Kate Middleton é retratada como uma pessoa que arquitetou a relação com o príncipe William

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 15/12/2023, às 13h01 - Atualizado em 19/12/2023, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kate Middleton: ficção e realidade - Divulgação/Netflix e arquivo pessoal
Kate Middleton: ficção e realidade - Divulgação/Netflix e arquivo pessoal

Lançada na semana passada, a segunda parte da sexta e última temporada de 'The Crown' marcou o adeus da série que retrata o reinado da rainha Elizabeth II, a mais popular da História. 

Além de retratar a tensão da monarca em meio as comemorações do Jubileu, a produção retrata também o casamento do príncipe Charles com Camilla Parker e o início do namoro do príncipe William com Kate Middleton.

O último tema mencionado, aliás, deu o que falar após o lançamento dos episódios finais da trama. Ao retratar os momentos que resultaram no começo do namoro entre o nobre e Middleton, a série retrata que a mãe da jovem, Carole, premeditou a relação, pensando no futuro da filha. 

Como 'The Crown' mistura fato e ficção nos episódios, muitos podem questionar se isso, de fato, aconteceu na realidade. Bom, os próximos parágrafos, que apresentam spoilers, respondem essa dúvida. 

Na série

Nos episódios que retratam o relacionamento dos jovens, o telespectador observa Carole Middleton (vivida por Eve Best) encorajando Kate (Meg Bellamy) a investir no relacionamento com o filho da princesa Diana. Em determinado momento, a série deixa claro que ela arquitetou a aproximação entre ambos. 

No momento em que Kate a acusa de se intrometer no relacionamento, a mãe responde: "Pensei que você fosse me agradecer". Na atração da Netflix, a jovem Middleton critica Carole por tentar fazer com que ela inicie um relacionamento com o homem que se tornaria herdeiro do trono. A personagem até mesmo relembra os momentos em que sua mãe forçou uma aproximação com o príncipe.

"Eu estava pronto para ir para a Universidade de Edimburgo assim que saísse da escola com todos os meus amigos. Então você sugeriu que eu mudasse para St. Andrews depois de um ano sabático. Com nenhum dos meus amigos. Isso não foi coincidência…. Foi uma coincidência você me encorajar a me matricular na escola de arte em Florença, onde William deveria estudar? E depois para a expedição no Chile também. Para onde ele foi…. Depois de fixar a ideia na cabeça, você nunca mais parou", desabafa Kate.

Fora da Netflix

Afinal, isso aconteceu fora do roteiro de The Crown? Em 2013, repercutiu o Daily Mail, o livro 'Kate: The Future Queen', de Katie Nicholl, alegou que Kate fora aprovada na Universidade de Edimburgo em 2000, no entanto, mudou de ideia e optou por viver um ano em Florença, na Itália. Assim, chama atenção que o filho do atual rei Charles III também havia optado por um ano sabático. 

No ano em que esteve fora, a jovem Kate fez a mesma expedição que William no Chile. Além disso, ela realizou o mesmo programa de voluntariado que o filho da princesa Diana na Patagônia, tudo 'pensado' por Carole.

Vale ressaltar, entretanto, que as datas são diferentes: o príncipe foi em outubro dos anos 2000, já Middleton em janeiro de 2001. Assim, quando soube da escolha de faculdade do neto da rainha, ela tentou uma oportunidade na Universidade de St. Andrews. 

Inclusive, a informação de que o neto da rainha Elizabeth II estudaria na universidade fez crescer em 44% a procura para vagas na instituição. Jasper Selwyn, que atuou como conselheiro de carreira na escola onde Middleton estudou, afirmou que a opção inicial dela era Edimburgo. De acordo com a obra, nomes próximos a Kate ficaram surpresos quando ela optou pela mudança.

Ao mesmo tempo, Nicholl, com informações de Andrew Neil, ex-reitor da St. Andrews, explica que muitos alunos costumam se inscrever nas duas universidades e decidir no último momento, muitas vezes se baseando nas escolhas de amigos. Assim, não se sabe se a decisão compreende uma estratégia.

Kate Middleton e William em The Crown /Crédito: Divulgação/Netflix

A Vanity Fair repercute uma entrevista com Annie Sulzberger, que faz parte da equipe de desenvolvimento de 'The Crown'. Ela explica que eles fizeram uma extensa apuração em busca desse rumor. 

"Foi difícil", explicou Sulzberger. "Minha equipe é inteiramente feminina. Não queríamos que a pesquisa resultasse em 'Uau. Ela realmente saiu de Edimburgo, tirou um ano sabático e se candidatou novamente ao St. Andrew's por causa de um novo aluno [William] que estava se matriculando naquele ano'. Tentamos ao máximo encontrar outras coisas que pudessem impactar sua tomada de decisão". 

Sulzberger explica, entretanto, que a equipe de pesquisa descobriu que, na realidade, a Universidade de Edimburgo era a escolha ideal para a jovem Kate. "Edimburgo tinha o melhor programa de história da arte", enfatizou Annie. "Edimburgo era uma universidade melhor. Todos os seus amigos estavam indo para Edimburgo. Ela nunca havia falado em adiar – um ano de folga. Então foi um pouco desanimador, na verdade, chegar à mesma conclusão que muitos meios de comunicação chegaram, o que, neste caso, consideramos correto".

Quem também fala sobre a mudança repentina é Tina Brown, autora de 'The Palace Papers'. Ela enfatiza que essa decisão na escolha da universidade não fazia o 'estilo' de Kate. 

Não era o estilo de Kate ignorar algo que ela havia trabalhado tanto para alcançar, depois alegremente tirar um ano sabático e se candidatar novamente para algum lugar com ambiente exatamente oposto. Carole era a chanceler da família, não Kate", explicou. Para a autora, "É improvável que Kate estivesse onde está hoje sem a astuta ajuda de sua mãe na negociação de um romance real". 

A chefe de pesquisa de 'The Crown' enfatiza, entretanto, que a intenção da série não é retratar Kate Middleton, hoje princesa de Gales, como uma interesseira. 

"Não acreditávamos que Kate fosse simplesmente uma espécie de estudante caçadora de ouro aos 18 anos", afirmou Sulzberger à Vanity Fair. "[Estávamos] garantindo que houvesse alguma orientação [para a tomada de decisões de Kate]. Você tem a sensação de que ela entende o que a mãe está fazendo e até certo ponto concorda com isso, mas ainda acredita que é preciso recuar. Foi um trabalho de pesquisa de personagem realmente interessante para levar os Middleton ao lugar onde acreditamos em nossa versão deles na série".

Registro do casamento de Kate e William /Crédito: Getty Images

Além disso, ela também enfatiza que a intenção de 'The Crown' é mostrar que Carole foi uma mulher que 'trabalhou duro' para conquistar seu lugar na classe média alta e que o mérito é seu, não do pai de Kate.

"Queríamos apresentar [Carole] mais como uma figura materna que deseja o melhor para sua filha - alguém que realmente trabalhou muito para conquistar sua posição na sociedade da classe média alta. Foi o trabalho, as ideias e os empreendimentos dela que os levaram até lá, e não o do pai. Isso era algo que queríamos manter. Para ela, o que essa oportunidade [da filha estudar em St. Andrews] representou? Para nós, não era necessariamente: 'Você tem que ir atrás do Príncipe de Gales, o futuro rei'. Era mais: 'Se minha filha entrar neste mundo, tenho a confiança de que ela acabará neste mundo social, um círculo que irá prepará-la para o resto de sua vida.'"