Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Reino Unido

De onde vem a fortuna de Meghan Markle e do príncipe Harry?

Abrindo mão dos privilégios da corte, muitos questionam como o Duque e a Duquesa de Sussex irão se sustentar

Daniela Bazi Publicado em 10/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe Harry e Meghan em sua última aparição antes do comunicado - Getty Images
Príncipe Harry e Meghan em sua última aparição antes do comunicado - Getty Images

Recentemente, o príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle anunciaram que abriram mão de seus cargos seniores na realeza. Agora, o casal pretendeu se tornar financeiramente independente. Mas, de onde vem o dinheiro do Duque e da Duquesa de Sussex?

Aproximadamente, 95% da renda do casal vem de Harry. O pai do Príncipe de Gales paga pelos deveres públicos do casal, assim como faz com o príncipe William e Kate Middleton. Esse financiamento custou cerca de 5 milhões de libras entre os anos de 2018 e 2019.

Esse dinheiro é proviniente do Ducado da Cornualha, que conta com um vasto número de propriedades e investimentos que arrecadaram 21,6 milhões de libras em 2019.

Príncipe Charles, Príncipe William, Kate Middleton, Meghan Markle e Príncipe Harry a caminho da igreja no natal de 2018 / Créditos: Getty Images

Os 5% restantes da renda de Harry e Meghan tem origem no Sovereign Grant, um ato criado pelo Parlamento do Reino Unido em 2011, onde um pagamento deve ser feito anualmente ao monarca para financiar deveres oficiais e cuidar do palácio. Esse auxílio tem um valor aproximado de 82,4 milhões de libras.

Todo o dinheiro do Sovereign Grant vem dos lucros do Crown Estate, uma coleção de propriedades privadas do monarca localizada na Inglaterra, no País de Gales e na Irlanda do Norte. Todos esses valores não incluem os gastos que são destinados a segurança - acabam sendo classificados de maneira diferente. 

Além dos valores recebidos pela coroa, o Duque e a Duquesa também possuem lucros pessoais. Após a morte da princesa Diana, Harry e William receberam 13 milhões de libras, valor que fazia parte do império da mãe. 

A princesa Diana morreu em 1997, quando Harry tinha apenas 13 anos, após um acidente de carro na França / Créditos: Getty Images

Já Meghan, que trabalhava como atriz, teria recebido um pagamento de 50 mil dólares, (aproximadamente 38.300 libras) por episódio em que participou na série Suits. Ela também escrevia em um blog de estilo de vida e criou sua própria linha de roupas para uma marca canadense.

Em sua declaração oficial, o casal diz que não receberá mais o financiamento do Sovereign Grant, mas não ficou claro se irão abrir mão das outras fontes de financiamento. Eles continuarão a receber auxílio para segurança, um valor que é pago pela Polícia Metropolitana.

Ao deixarem o cargo de membros seniores da realeza, Meghan e Harry passam a ter o direito de ganhar o próprio dinheiro, sem o auxílio de Elizabeth II. A forma como o casal irá se sustentar ainda é incerta.


+Saiba mais sobre o Príncipe Harry e Meghan Markle com as obras abaixo:

Meghan: A princesa de Hollywood que conquistou a Inglaterra, Andrew Morton (2018)

Link - https://amzn.to/2EhwLU4

American Princess: The Love Story of Meghan Markle and Prince Harry, Leslie Carroll (2018)

Link - https://amzn.to/37KPa8i

Prince Harry: The Inside Story, Duncan Larcombe (2017)

Link - https://amzn.to/37RsJyl

Harry & Meghan: The Royal Wedding Book, Halima Sadat (2018)

Link - https://amzn.to/2FxVBzp

PRINCE HARRY: A Prince Harry Biography, Katy Holborn 

Link - https://amzn.to/36CvgMA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.