Matérias » Reino Unido

Rainha Elizabeth II não teria a intenção de passar o trono para Charles ao completar 95 anos

Rumores de uma possível aposentadoria programada para 2021 estariam perturbando a monarca

Daniela Bazi Publicado em 06/12/2019, às 08h00

Rainha Elizabeth e Príncipe Charles na abertura do parlamento, em outubro de 2019
Rainha Elizabeth e Príncipe Charles na abertura do parlamento, em outubro de 2019 - Getty Images

A rainha Elizabeth II é a monarca que está a mais tempo no trono do Reino Unido. Aos 93 anos, muitos passaram a especular sobre a aposentadoria da soberana, e a possível regência de Charles, Príncipe de Gales, e o primeiro na linha de sucessão.

Segundo relatos de fontes internas do Palácio de Buckingham a revista Vanity Fair, a rainha não quer se aposentar ao completar 95 anos, assim como seu marido o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, e que ela estaria irritada com os rumores levantados pela imprensa. Boatos indicam que Charles passaria a ter mais controle diário, entretanto, Elizabeth não abdicaria.

Atualmente, a monarca vem reduzindo gradualmente os seus compromissos públicos, e aumentando os do Príncipe de Gales. De 332 aparições em 2016, para 283 em 2018, enquanto Charles, no mesmo ano, cumpriu 507.

De acordo com a mesma fonte, mesmo com os recentes escândalos do Príncipe Andrew, a monarca não tem intenção de abrir mão do comando da família, e que tal especulação "Parece mais uma trama do The Crown (série original do Netflix baseada na historia da rainha) do que a verdade".