Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

A curiosa origem da expressão “todos os caminhos levam a Roma”

Quando queremos dizer que todas as alternativas têm a mesma solução, costumamos usar o antigo ditado

Adriana Kuchler Publicado em 17/07/2020, às 10h00 - Atualizado em 13/07/2023, às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura mostra O Panteão e outros monumentos de Roma - Wikimedia Commons/Giovanni Paolo Panini
Pintura mostra O Panteão e outros monumentos de Roma - Wikimedia Commons/Giovanni Paolo Panini

Hoje em dia, os caminhos terrestres, aéreos ou marítimos levam viajantes a qualquer lugar. A tradição vem, é claro, dos tempos da antiga Roma, quando a cidade dos césares era o umbigo do mundo. “No século 1, quando o Império ia da Bretanha (na atual Inglaterra) à Pérsia (no atual Irã), Roma chegou a ter 80 mil quilômetros de estradas”, afirma a historiadora Maria Luiza Corassin, autora dos livros Sociedade e Política na Roma Antiga e A Reforma Agrária na Roma Antiga.

Mas as vias romanas não eram como as atuais, nem seus propósitos eram os mesmos. “Elas não se destinavam ao transporte de pessoas e cargas. Chamadas de cursus publicus, eram muito mais um meio de comunicação, por onde mensageiros levavam ordens de um canto a outro do império”, diz. Segundo Maria Luiza, esse correio era tão eficiente que podia percorrer 270 quilômetros em um dia, marca que não foi superada na Europa até o século 19.

As estradas romanas eram verdadeiros prodígios para a engenharia da época – com pedras e cimento acomodados sobre leitos aplainados e aterrados. As vias foram traçadas sempre em linha reta e passavam por cima de lagos, pântanos e montanhas. As pedras para o calçamento tinha superfícies curvas para facilitar a drenagem, outra novidade para aqueles tempos. Ao largo delas havia postos de parada e descanso para guarnições militares.

Testemunhas do poder, da tecnologia e do espírito conquistador dos romanos, essas estradas não resistiram, porém, às invasões bárbaras a partir do século 3. Anos depois da queda definitiva do Império Romano do Ocidente, em 476, as pedras cortadas e polidas com precisão foram utilizadas para erguer os castelos medievais. Mas vestígios de algumas dessas estradas ainda podem ser vistos na Bretanha, por exemplo, ou em Roma, onde a principal delas, a Via Ápia, ainda recebe todos os anos milhões de turistas e visitantes.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras

Grécia e Roma, Pedro Paulo Funari (2018) - https://amzn.to/38JHuVf

SPQR, Mary Beard (2017) - https://amzn.to/2PqM2YP

Roma: A História De Um Império, Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/36HA03f

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W