Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ponto Nemo

Ponto Nemo: O que se sabe sobre o 'cemitério de espaçonaves'

Visto como o local mais distante possível de qualquer porção de terra no Oceano, o Ponto Nemo chama atenção

Redação Publicado em 06/05/2021, às 08h00 - Atualizado em 21/11/2022, às 16h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Pixabay

Existem certas localidades no planeta Terra tão inacessíveis que são como enigmas para nós, seres humanos, mas, certamente, nenhuma é tão fascinante o Ponto Nemo.

Em latim, seu nome significa “ninguém”, o que nos dá a dica de que se trata de um local quase que completamente desconhecido. Mas o que se sabe sobre a região?

Para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre o tema, o Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre esse misterioso ponto da Terra.

1. Onde fica?

O Ponto Nemo está localizado a mais de 1.600 quilômetros equidistantes de três ilhas: a de Ducie, que fica próxima à Polinésia Francesa e pertence ao Reino Unido desde 1902; a Motu Nui, que fica ao sul da Ilha de Páscoa; e também a Ilha de Maher, localizada na costa da Antártica.

Parece algo inacreditável, mas o ponto é tão distante de tudo que os seres humanos que conseguem chegar mais próximo ao local são os astronautas, considerando que a Estação Espacial Internacional orbita a Terra a, no máximo, 416 quilômetros de distância. Já a porção de terra habitada mais próxima do Ponto Nemo fica a mais de 2.700 quilômetros. 

Ilha de Motu Nui / Crédito: Flickr


2. Como foi descoberto

O Polo Oceânico de Inacessibilidade foi descoberto por um engenheiro e pesquisador chamado Hrvoje Lukatela no ano de 1992. Utilizando um software de computador especializado, o ele foi capaz de determinar qual era o ponto mais distante possível. 

Em entrevista à BBC, o especialista explicou que "a localização de três pontos equiláteros é bastante única e não há outros pontos na superfície da Terra que poderiam substituir qualquer um deles." Porém, após alguns anos, pode ser que, com a erosão costeira ou com uma medição mais precisa, a localização seja um pouco alterada, "mas apenas na ordem dos metros".


3. Cemitério de espaçonaves

Conforme a BBC, especialistas acreditam que haja mais de cem espaçonaves não mais utilizadas, além de satélites e navios de carga, no Ponto Nemo. Até mesmo a antiga estação espacial Mir foi depositada na região. Por esse motivo, o local é considerado um verdadeiro “cemitério a céu aberto”.

Estação espacial Mir / Crédito: Divulgação/NASA

4. Som misterioso 

No ano de 1997, cinco anos após a descoberta do intrigante local, oceanógrafos registraram um estranho ruído cerca de 2.000 km a leste do Ponto Nemo, o que acabou por gerar uma enorme empolgação.

O curioso barulho, que ficou conhecido como "o Bloop" e era mais alto do que o som de uma baleia azul, levantou suspeitas para a existência de algum monstro marinho. Contudo, a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, mais tarde, explicou que aquilo, na verdade, se tratava do som de grandes icebergs se rompendo no local.

O Ponto Nemo fica a mais de 1.600 quilômetros equidistantes de três ilhas / Crédito: Divulgação/TIMWI

5. O que vive lá?

De acordo com o oceanógrafo da Universidade de Rhode Island em Narragansett, Steven D'Hondt, é provável que não haja muita coisa no local, já que o Ponto fica dentro do chamado Giro do Pacífico Sul, uma imensa corrente oceânica em rotação. 

Como as águas dentro do giro são estáveis e atingem uma temperatura superficial de 5,8 °C no Ponto Nemo, conforme dados da NASA, a corrente giratória bloqueia a entrada de água mais fria e rica em nutrientes.

Outra questão é que, por se tratar de uma região isolada, o vento não carrega muita matéria orgânica, o que contribui para que haja pouco para alimentar qualquer ser vivente. Conforme  D'Hondt, trata-se de uma região propícia apenas à proliferação de bactérias, que podem sustentar criaturas como o caranguejo-yeti.