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Curiosidades / Curiosidades

Estradas: Quem trafega de um ponto a outro não imagina que esse tipo de caminho é milenar

Confira curiosidades sobre a história milenar das estradas, do Império Inca à China

Willy Delvalle, Arquivo Aventuras na História Publicado em 26/02/2023, às 08h00

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Imagem ilustrativa de estrada - Divulgação/David Mark/Pixabay
Imagem ilustrativa de estrada - Divulgação/David Mark/Pixabay

Quem trafega por rodovias e estradas de um ponto a outro não imagina que esse tipo de caminho é milenar. Acredita-se que elas tenham surgido no sudoeste asiático. O comércio foi seu forte propulsor.

A política também, como no caso do Império Romano, que, interessado na dominação de outros povos, viu nas estradas um caminho estratégico. No caso do Império Inca, a motivação era seu fortalecimento, por meio da integração. Na Antiguidade, constituíram milhares de quilômetros. Na atualidade, são milhões.

Abaixo, você confere algumas curiosidades sobre a história das estradas.

1. Pré-História

Acredita-se que havia trilhas no sudoeste da Ásia, entre os mares Negro, Cáspio, Mediterrâneo e o Golfo Pérsico. Povos viajantes teriam visto a necessidade de melhorar os caminhos para o transporte de seus animais tracionados. O movimento seria a base para o surgimento do comércio.

2. Primeiro registro

É perto dessa época que se tem o primeiro registro de uma estrada, na Pérsia, na mesma época em que surgiram os veículos a roda. A via ligava civilizações da Mesopotâmia (atual região do Iraque), Egito, Pérsia, Turquia e Grécia, ao longo de aproximadamente 2800 quilômetros. Era um cenário de comércio, composto de caravanas e transporte de mercadorias.

3. China Imperial

Na mesma época das estradas na Pérsia, um sistema rodoviário interligava o comércio da China imperial. A extensão era de quase 3200 quilômetros. A pavimentação era de pedra. Muitas vias eram largas. A manutenção não era regular. Vias acabavam precárias. Compara-se sua importância à que teriam mais tarde as estradas romanas para a Europa e a Anatólia (atual região da Turquia).

4. Estradas europeias

As primeiras estradas europeias foram as “rotas do âmbar”, referência ao produto transportado além de metais do norte da Europa. Ligavam Grécia, Itália e Mar Báltico, em função do comércio praticado por etruscos e gregos no litoral dos mares Mediterrâneo e Adriático. Eram paralelas a grandes lagos e rios do nordeste europeu.

Imagem ilustrativa de estrada europeia - Divulgação/Frank Winkler/Pixabay

5. Egito e Babilônia

Na Mesopotâmia, havia uma nova rota comercial unindo Egito e o Império da Babilônia. Pedras, ladrilhos e um tipo de argamassa pavimentavam estradas que conectavam templos e palácios nas antigas cidades babilônicas. O comércio exigira melhorias nas estradas, que podem ter inspirado o sistema rodoviário do Império Romano.

6. Império Romano

Império Romano, auge da engenharia rodoviária antiga. Assimilando técnicas de outros povos, as estradas serviam para conquistar territórios e mantê-los. Ao longo de 85 mil quilômetros, ligavam a Europa ao norte da África, à Anatólia, China e Índia. Invasões a partir do século 4, guerras e a peste negra, no século 14, trouxeram decadência. Mesmo assim, trechos continuaram transitáveis por centenas de anos.

7. Império Inca

O Império Inca ia ao ápice de seu sistema rodoviário em duas estradas principais e paralelas. Estendendo-se pelo litoral, uma delas tinha cerca de 3600 quilômetros. A outra margeava a Cordilheira dos Andes, ao longo de aproximadamente 2600 quilômetros. Parte desse sistema ainda é utilizado. Estudiosos cogitam influências culturais entre incas e chineses, dadas as semelhanças de suas estradas.

8. Rodovias modernas

Com o advento do transporte de pessoas e mercadorias pelas carruagens, melhorias rodoviárias eram adotadas em países da Europa. Lançavam-se princípios de rodovias modernas. Seu crescimento seria interrompido pelas ferrovias a partir do século 19. A retomada viria mundialmente no século 20 com o surgimento de carros e caminhões.