Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Religião

Da masturbação a trabalhar aos sábados: 5 coisas que você faz, mas a Bíblia proíbe

Tomada como norte para a conduta de muitas pessoas, as Sagradas Escrituras proíbem comportamentos comuns de nosso cotidiano

Fabio Previdelli Publicado em 14/03/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto da Bíblia Sagrada - Divulgação
Foto da Bíblia Sagrada - Divulgação

Por muitos anos, a religião serviu como o principal norte para o comportamento de muitas pessoas — sendo muito influente até hoje. No cristianismo, por exemplo, muitos fiéis continuam seguindo a risca tudo que é dito ou sugerido pela Bíblia.

Na Escritura, há diversos ensinamentos e conselhos do que é proibido ou não de se fazer: mentir, roubar ou até mesmo o relacionamento entre pessoas do mesmo gênero. Porém, por mais que muitas pessoas continuem seguindo isso como uma máxima em suas vidas, muitas delas sucumbem e acabam caindo em tentação.

Obviamente, as proibições da Bíblia não se resumem a esses poucos pontos e muitos cristãos, inclusive, comentem pecados todos os dias — muitas vezes sem perceber ou sem ter ciência disso.

Confira 5 coisas que são proibidas pela Bíblia mas que muitas pessoas fazem todos os dias:

1. Fazer a barba ou cortar o cabelo em formato arredondado

Crédito: Divulgação

Por questões estéticas, ou de higiene, muitas pessoas mantém um cuidado constante com seus cabelos ou pelos faciais. Entretanto, apesar do costume dizer muito sobre a personalidade de uma pessoa, a Bíblia apresenta uma restrição sobre a prática: "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba”. (1 Coríntios 14:34)


2. Fazer tatuagem

Crédito: Divulgação

Acessório estético da modernidade, a tatuagem é uma forma de uma pessoa demonstrar sua personalidade e se tornar, de certa forma, única. Apesar da prática ser associada, no Ocidente, à marginalidade, pelo menos até a década de 60, as marcações corporais se tornaram comuns nos dias atuais. No entanto, a Bíblia não enxerga o ato com tão bons olhos assim: “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor”. (Levítico 19:28).


3. Trabalhar aos sábados

Crédito: Divulgação

A atual crise econômica obriga cada vez mais as pessoas a aceitarem jornadas elevadas de trabalho, onde muitas delas concordam, como única opção, a trabalharem por mais de oito horas diárias ou até em finais de semana. Esse último ponto é amplamente proibido pela Bíblia: "Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo”. (Êxodo 31:14-15).


4. Se masturbar

Crédito: Divulgação

Apesar de ser um tabu até os dias atuais, a sexualidade é muito mais que um ato de prazer: ele é biológico. Porém, a masturbação serve para muito além da satisfação, ela também traz benefícios para o corpo e para a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, o alívio de dores menstruais e melhora da qualidade do sono. Mas, apesar das benfeitorias, a Bíblia também não é muita adepta da prática: "Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo”. (1 Coríntios 6:18).


5. Comer carne de frutos do mar

Crédito: Divulgação

Ensopados, fritos e até crus, os frutos do mar são um alimento consumido por pessoas do mundo inteiro. O gosto único da iguaria faz com que muitas pessoas tenham em peixes e crustáceos seus alimentos favoritos. Deleite para uns, o prato é proibido para os mais ferrenhos seguidores do Sagrado: "Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação”. (Levítico 11:10).


++ Para saber mais sobre o assunto: 

Os outros da Bíblia: História, fé e cultura dos povos antigos e sua atuação no plano divino, de André Daniel Reinke (2019) - https://amzn.to/2U3g0Dt

Como estudar a Bíblia: O que você precisa entender para ler e entender as escrituras sagradas, de John Macarthur (2016) - https://amzn.to/33goH1j

O enigma da Bíblia de Gutenberg, de Maurício Zágari (2017) - https://amzn.to/2wVMUhi

Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, de Myer Pearlman (2009) - https://amzn.to/3cV7bUX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.