Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

De Dom pedro I a Thomas Jefferson: 5 nomes históricos que tiveram filhos bastardos

Grandesfiguras da História tiveram crianças fora do casamento — alguns abafaram o caso, outros reconheceram

André Nogueira Publicado em 15/03/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
De Dom pedro I e Thomas Jefferson em montagem - Wikimedia Commons
De Dom pedro I e Thomas Jefferson em montagem - Wikimedia Commons

1. Dom Pedro I

O primeiro imperador brasileiro teve diversos filhos. Além dos oito filhos que teve com suas duas conjuges – Leopoldina e Amélia –, ele gerou crianças com suas inúmeras amantes. Ao se relacionar com a Marquesa de Santos, por exemplo, teve cinco. A irmã de Domitila, a baronesa de Sorocaba, teve um filho do monarca na mesma época em que sua principal amante, no ano de 1823: Rodrigo Delfim, o bastardo mais famoso do Império.  


2. Dom Miguel I

Crédito: Wikimedia Commons

O irmão de Pedro I tinha o mesmo hábito do Imperador brasileiro. Quando foi Rei de Portugal, época em que não era casado, teve duas filhas após uma relação extraconjugal – e com o direito ao trono questionado – que geraram grande polêmica.

Dona Maria da Assunção de Bragança e Dona Maria de Jesus foram notadas pelo pai. No entanto, o reconhecimento das filhas bastardas se deu pela necessidade de assegurar a sucessão do trono pela Casa Real.


3. Thomas Jefferson

Crédito: Wikimedia Commons

Quando era presidente dos EUA, uma polêmica quase derrubou Jefferson. Começaram a circular um boato no qual Thomas teria tido um filho com Sally Hammings, uma de suas escravas. Ele era viúvo desde 1782, mas a informação de um bastardo era forte na época e, por isso, Jefferson sempre desmentiu a existência do filho.

A dúvida em relação à veracidade do caso só foi sanada em 1998, quando foi feito um teste de DNA no caçula de Sally e foi confirmado que era filho do presidente. Depois, descobriu-se que ele teve seis filhos com a escrava.


4. Carlos II

Crédito: Wikimedia Commons

No século 17, era tradicional que os filhos das amantes tidas como oficiais recebessem mercês, títulos e dinheiro de seus pais. O monarca Stuart teve cinco filhos em um de seus casos, a nobre Barbara Palmer, que, com o nascimento das crianças, começou a ter grande influência na corte, ficando conhecida como Rainha sem Coroa.

Ganhou diversos títulos nobiliárquicos até se tornar condessa e ainda tramou em meio ao governo do amante, conseguindo a demissão de seu maior conselheiro, Conde de Clarendon.


5. Princesa Louise

Crédito: Wikimedia Commons

A filha da Rainha Vitória criou uma algazarra na corte britânica após o nascimento de um suposto filho bastado, a ponto de, hoje em dia, toda a documentação sobre a princesa estar barrada nos arquivos da monarquia.

Louise teria engravidado do amante Walter George Stirling, que era o médico que a Família Real contratou para cuidar do príncipe Leopold. Não se sabe ao certo sobre o que aconteceu com a criança, ou mesmo de sua veracidade, mas a Coroa até hoje censura a questão, não permitindo, inclusive, a realização de testes de DNA nos corpos sepultados.


+Saiba mais sobre os personagens através das obras abaixo

D.Pedro - A história não contada.: O homem revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzuti (Ebook) - https://amzn.to/3cIFej1

A Era Vitoriana, Élio Chaves Flores e Iris Helena Guedes (2000) — https://amzn.to/2NLy4Ae

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird e Denise Bottmann (2018) — https://amzn.to/2NMzKJP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.