Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

5 polêmicas sobre a carreira de Elvis Presley

O Rei do Rock foi um dos mais importantes artistas da História; no entanto, sempre esteve cercado de controvérsias

Isabela Barreiros Publicado em 12/06/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O astro do rock Elvis Presley - Getty Images
O astro do rock Elvis Presley - Getty Images

1. Vício em remédios

Elvis em show em Wisconsin, abril de 1977 / Crédito: Getty Images

Foi o vício em remédios que causou a morte do Rei do Rock no dia 16 de agosto de 1977. Ele tinha 14 substâncias diferentes no sangue, tendo uma overdose de analgésicos, pílulas para dormir e antidepressivos.

Elvis começou com anfetaminas na época em que serviu o Exército americano na Alemanha. Gostava de benzadrina, uma substância legal nos anos 1950. Mas, como ela tirava o sono, ele passou, então, a consumir o resto da farmácia. De acordo com seus amigos e guarda-costas Red e Sonny West, fazia uso regular de anfetaminas como Dexedrima, Daxamylm Escotrol e Desbutal. E muitos outros remédios faziam parte da rotina do astro do rock.


2. A apropriação

Rock and roll, então, era uma gíria de negros para sexo casual. O produtor musical Sam Phillips costumava dizer que um branco que cantasse como negro — e, assim, fosse ouvido pelos brancos — era o negócio de 1 bilhão de dólares. Elvis foi esse branco.

No limite, Elvis não criou nada. Pode-se atribuir a gênese do rock and roll a Chuck Berry, Little Richards (ambos negros) e até a Bill Halley, ele mesmo branco, e com fortes raízes no country. Os historiadores afirmam que a primeira gravação, Rocket 88 (1951), é de Jackie Brenston e Ike Turner, que eram negros. A expressão rock and roll popularizou-se no mesmo ano, no programa do DJ branco Alan Freed.


3. O sexo nos palcos

Crédito: Divulgação

Além de popularizar uma música de negros para plateias brancas, levou o sexo aos palcos com seu rebolado e ganhou o apelido The Pelvis — antes dele, quase todos os artistas ainda eram contidos diante de um microfone.

Ele misturava seu cabelo exuberante com roupas extravagantes e uma performance de altíssima sensualidade. Lenços vermelhos no pescoço, casacos esportivos, camisas chamativas e óculos escuros faziam parte do visual nada conservador de Elvis.


4. Público jovem

Para Adam Victor, em The Elvis Encyclopedia, a principal ruptura feita por Elvis foi ao cerne da indústria do showbiz. “Antes de Elvis, a música era um negócio de adultos feito para adultos. Depois dele, a música passou a ser feita e consumida por jovens.”

A histeria das fãs jovens foi a principal consequência dessa mudança. Quando fazia shows, e até mesmo no caminho para essas apresentações, era assediado constantemente por multidões de garotas que, muitas vezes, queriam até mesmo rasgar as roupas do Rei do Rock para fazer desses fragmentos suvenires.


5. Obsessão por menores de idade

“Elvis Presley era um pedófilo e tinha três namoradas de 14 anos que levava consigo em suas turnês”, afirmou Joel Williamson, em seu livro Elvis Presley: A Southern Life. O autor ainda afirmou que ele mantinha relações sexuais com essas garotas, mesmo que elas fossem menores de díade.

Williamson também garante que Presley era obcecado por sexo e garotas virgens. “Quando sua mãe faleceu, em 1958, sua ânsia por uma parceira sexual ficou ainda maior. O que antes era um rio de sexo, agora havia se tornando uma completa inundação”, explicou o historiador.


+ Saiba mais sobre Elvis Presley por meio das obras a seguir:

Elvis Presley. História, Discografia, Fotos e Documentos, Gillian G. Gaar, 2016 - https://amzn.to/39sIspm

Elvis - A biografia ilustrada, Marie Clayton, 2015 - https://amzn.to/37nsr1P

Elvis and Me, Priscilla Presley (Autor), Sandra Jarmon (Autor), Sandra Harmon (Autor), 1986 - https://amzn.to/2QABjuj

Elvis Presley. A Vida Na Musica, Ernst Jorgensen, 2010 - https://amzn.to/2QcTuHy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W