Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Balde bizantino

Fragmentos de balde bizantino são encontrados na Inglaterra

Balde do século 6 foi encontrado durante a década de 1980; agora, novos fragmentos do artefato foram descobertos pelos arqueólogos

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 01/07/2024, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fragmentos de balde bizantino foram encontrados na Inglaterra - Divulgação/National Trust
Fragmentos de balde bizantino foram encontrados na Inglaterra - Divulgação/National Trust

Uma equipe de arqueólogos encontrou fragmentos perdidos do balde de Bromeswell, um artefato bizantino do século 6, originalmente encontrado em Sutton Hoo, Inglaterra, na década de 1980. As escavações se concentraram em Garden Field, uma área próxima à exposição High Hall, onde o objeto foi descoberto.

Utilizando técnicas avançadas de levantamento, especialistas da SUMO Geophysics realizaram um estudo geofísico do campo, identificando várias anomalias.

Em seguida, uma pesquisa abrangente com detectores de metais revelou vários fragmentos de cobre adornados com figuras semelhantes às do balde de Bromeswell.

Análises químicas

Análises químicas e elementares utilizando Fluorescência de Raios-X (XRF) confirmaram que os novos fragmentos correspondem à composição química do balde e de fragmentos encontrados anteriormente em 2021.

"Por causa de sua proximidade com fragmentos descobertos muito antes, esperávamos que a escavação deste ano produzisse mais do Balde de Bromeswell, que se originou do império bizantino no século 6 – cerca de cem anos antes do navio [enterro do navio Sutton Hoo] e seu extraordinário tesouro serem sepultados", disse o arqueólogo regional do National Trust, Angus Wainwright, segundo o Heritage Daily.

"Espera-se que este projeto de pesquisa de dois anos nos ajude a aprender mais sobre a paisagem mais ampla em Sutton Hoo e a vida cotidiana das pessoas que viviam lá, talvez até lançando alguma luz sobre por que o Royal Burial Ground foi colocado onde estava. Então, essa descoberta é um grande passo nessa jornada", finalizou.