Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Princesa Diana

De corrida a educação dos filhos: Veja 5 vezes em que a princesa Diana quebrou as regras

Conhecida como 'princesa do povo', Diana, ex-esposa do agora rei Charles III, chamou atenção da mídia ao ignorar regras da realeza

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 30/06/2024, às 12h00 - Atualizado em 01/07/2024, às 18h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A princesa Diana - Getty Images
A princesa Diana - Getty Images

Nascida no dia 1° de julho de 1961, no Reino Unido, Diana Frances Spencer se tornou um dos nomes mais fascinantes da realeza britânica. Aos 19 anos, a jovem nobre chamou atenção mundial após se casar com o herdeiro do trono, Charles, o príncipe de Gales, em 1981. 

Da relação com o filho da rainha Elizabeth, viu o nascimento dos filhos: os príncipes William e Harry. No entanto, a jovem Diana enfrentou uma turbulenta relação com o marido, que demonstrava mais interesse na amante, Camilla Parker. 

Assim, em 1992, a princesa de Gales se divorciou do marido, contudo, continuou amada ao redor do mundo, que a conhecia pela bondade e generosidade. Características essas que fizeram muitos entrarem em luto com o seu falecimento, em 1997, após um acidente de carro em Paris. 

A princesa Diana com o filho, Harry - Getty Images

"Diana ousou, em alguns momentos mais, outros menos, romper com essa construção de imagem e mostrar-se como um ser humano, dotado de virtudes, mas também de defeitos, imperfeições e dúvidas. Esse fato, somado ao carisma pessoal, pode ter sido responsável por sua popularidade. De alguma forma, as pessoas que enxergavam a realeza como um mundo de perfeição e fantasias podem ter se identificado", explicou o  professor Elion Campos, doutorando em história social e professor nos cursos de História da faculdade Estácio de Sá, em entrevista ao site Aventuras na História. 

Como resultado, ela viveu momentos memoráveis ao quebrar regras estabelecidas pela realeza ou apenas tradições seguidas pelos familiares da rainha Elizabeth II. Confira alguns desses momentos abaixo!

1. Educação fora do palácio!

Determinada, Diana chamou atenção da imprensa em 1985, quando seu filho, William, foi para a escola. Ele, que tinha 3 anos, foi o primeiro nome da família real a fazer a pré-escola fora dos muros de Buckingham. Antes, os herdeiros do trono contavam com o apoio de uma governanta, explica a CNN Internacional. 

Na época, o New York Times explicou que a esposa do príncipe Charles desejava que o filho tivesse uma 'educação normal' para uma criança inglesa. Após sua vivência como professora assistente, optou pela escola infantil de Jane Mynor, em Londres.


2. Corrida entre pais

Outro momento em que a nobre se mostrou uma pessoa comum, diferente da postura de muitos membros da realeza, ocorreu em 1991, quando participou de uma corrida com outros pais na Wetherby School, na qual Harry, seu caçula, estudava.

Diana em momento descontraído com os filhos, Harry e William - Thorpe Park/sob licença Creative Commons

Conforme a Harper’s Bazaar, a mãe dos príncipes William e Harry estava descalça e perdeu a disputa. A atitude descontraída chama atenção para o fato de que, geralmente, é esperado que nomes da família real estejam calçados em público. Conforme a Vogue, as regras ditam que os sapatos precisam ser mantidos arrumados e limpos.


3. Votos do casamento

Para as noivas da realeza, o comum é que os votos de casamento incluam a palavra 'obedecer'. Diana, no entanto, se mostrou contrária a tradição. Em vez de 'obedecer', a jovem de 19 anos disse ao filho da rainha que "o amaria, o confortaria, o honraria e o manteria, na doença e na saúde". 

A frase original, que vem do Livro Anglicano de Oração Comum de 1662, não inclui o momento no qual a mulher declara obediência ao marido. Enquanto Elizabeth II seguiu a tradição, Kate Middleton e Meghan Markle seguiram os passos da sogra.


4. Sono real

William Heseltine, ex-secretário da rainha Elizabeth II, explica na obra "The Royals in Australia" que o ato de cair no sono antes do monarca é 'indelicado'. A etiqueta, entretanto, era uma 'agonia' para Diana. 

A princesa Diana - Getty Images

"Para Diana, as longas noites reais eram uma agonia. Haveria cerca de uma hora na sala de estar com todos conversando", afirmou ele. "E Diana foi levada a tais extremos que pedia licença e ia para a cama, o que era considerado uma falta de educação, ir para a cama antes da rainha".


5. Sinceridade

Um dos momentos mais intrigantes da realeza ocorreu em 1985. Naquele ano, a princesa, já divorciada, deixou o mundo em choque ao conceder uma entrevista à BBC. Além de revelar os momentos de turbulência ao lado do então príncipe Charles, a princesadesabafou sobre lidar com a bulimia. 

O príncipe Charles e a princesa Diana - Getty Images

De fato, a entrevista não é considerada uma quebra de protocolo, no entanto, membros da família real não costumam revelar ao público sobre episódios polêmicos. 

"Você tenta fazer coisas contra si mesma porque acha que não é digna ou que a sua existência não possui validade alguma. E a recorrência deste pensamento sempre segue um padrão repetitivo, altamente autodestrutivo.”