Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Rainhas

Muito além de Elizabeth II: as outras mulheres que se tornaram rainhas da Inglaterra

Ao longo da história, a Inglaterra teve somente 7 rainhas no poder

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 16/09/2022, às 18h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coroa da Rainha Elizabeth II - Getty Images
Coroa da Rainha Elizabeth II - Getty Images

A morte da rainhaElizabeth II representou um fim na sétima oportunidade em que o mundo viu uma mulher no trono mais importante do Reino Unido. Na história do trono inglês, muitas foram as rainhas que ocuparam o cargo.

Rainha Lady Jane Grey

Lady Jane Grey reinou em 1553, por exatos nove dias, e, exatamente por isso, não está listada entre os monarcas oficiais do país. Ela subiu ao trono depois que Eduardo VI faleceu, sendo a primeira mulher a ocupar o trono. Porém, Maria Tudor destronou Lady Jane, acusada de traição e decapitada, tudo isso aos 16 anos.

Rainha Mary I

Maria I ou Maria Tudor reinou entre 1553 e 1558 e foi a primeira monarca mulher a governar a Inglaterra por direito próprio. Tendo alvo centenas de protestantes – visando restaurar o catolicismo na Inglaterra -, ficou conhecida como Bloody Mary, que, em português, significa Maria, a Sanguinária.

A rainha faleceu aos 42 anos e não teve herdeiros, pois, historiadores acreditam que ela sofria de câncer no útero ou no ovário.

Rainha Elizabeth I

Última monarca da linha de sucessão de Tudor, Elizabeth I reinou de 1558 a 1603, e ficou conhecida como “Rainha Virgem”, já que nunca se casou. Contudo, acredita-se que ela possuiu vários pretendentes e amantes. A causa da monarca é um mistério, o que aconteceu quando ela tinha 70 anos.

Dentre as suspeitas, estão pneumonia, câncer, estreptococos (amígdalas infectadas), ou até mesmo um envenenamento do sangue causado por uma maquiagem à base de chumbo, conhecida como Venetian Ceruse, segundo o Uol.

Rainha Mary II

Essa monarca teve um feito único na história inglesa e britânica: Mary II foi a única rainha a ter soberania conjunta com seu marido e primo, William de Orange. A rainha morreu aos 32 anos, e seu reinado aconteceu entre 1689 e 1694.

Rainha Anne

O reinado de Anne durou de 1702 a 1714 e foi a última monarca Stuart. Ela ficou conhecida por assinar, em 1707, o Ato de União entre os reinos da Escócia e da Inglaterra. Depois disso, ela uniu os países da Inglaterra, País de Gales e Escócia para se tornar a Grã-Bretanha.

A rainha sofreu 18 gestações, em que 4 deles resultaram em abortos espontâneos. 8 nasceram natimortos, 6 nascidos vivos que morreram antes de seu segundo aniversário. Um dos herdeiros da monarca, o príncipe William, morreu aos 11 anos. Anne morreu aos 49 anos, depois de ter sofrido uma série de derrames.

Rainha Victoria

Com reinado de 1837 e 1901, Victoria se tornou a segunda monarca reinante com mais tempo no trono do país, e a rainha reinante mais longa do mundo. Ao longo de sua vida, a rainha foi alvo de 8 tentativas de assassinatos.

No ano em que faleceu, ela ficou muito frágil e precisou utilizar uma cadeira de rodas. Além de que perdeu muito peso, resultando na formação de uma corcunda osteoartrítica na parte superior das costas, e também ficou quase cega. A monarca faleceu aos 81 anos de idade.

Imagem ilustrativa de estátua da Rainha Victoria - Crédito: PaulHampshire, via Pixabay