Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

O Cravo e a Rosa: Veja 5 curiosidades sobre o 'clássico' da Rede Globo

A novela de época voltou a ser transmitida em edição especial na última segunda-feira, 6

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/12/2021, às 11h35 - Atualizado às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia com os protagonistas da novela - Divulgação / TV Globo
Fotografia com os protagonistas da novela - Divulgação / TV Globo

No ano de 2000, o novo século de produções televisivas da TV Globo acertava a mão em uma novela de época, transmitida a partir de junho daquele ano às 18h e diariamente, principalmente pelo tom cômico e romântico; com esses elementos, "O Cravo e a Rosa" marcava a televisão brasileira com o casal de protagonistas Petruchio e Catarina, interpretados respectivamente por Eduardo Moscovis e Adriana Esteves.

Tamanho apreço popular fez com que a novela ganhasse uma edição especial na faixa das 14h30 em dezembro de 2021, reprisando um corte especial com os melhores momentos do quimérico casal entre a elegante moça e o caipira chucro.

Sabendo disso, o Aventuras na História separou alguns fatos pouco conhecidos sobre a produção, divulgados pelo portal de memória e acervo da TV Globo.

Confira 5 curiosidades sobre ‘O Cravo e a Rosa’.

1. Estreia de sucesso

'O Cravo e a Rosa' foi uma importante porta de entrada para um dos autores mais consolidados da emissora carioca; Walcyr Carrasco já tinha obtido certa projeção nacional com a novela "Xica da Silva", pela TV Manchete em 1996 — mesmo que usasse o psudônimo Adamo Angel.

Walcyr Carrasco em entrevista no programa "Conversa com Bial" / Crédito: Divulgação / TV Globo

Em 2000, a Globo aguardou o término de seu contrato para levá-lo, junto a uma leva de outros artistas, como Jô Soares, Serginho Groisman e Luciano Huck. 'O Cravo e a Rosa' acabou sendo sua primeira obra, posteriormente emplacando ‘Chocolate com Pimenta’ e ‘Alma Gêmea'.


2. Inspirações da obra

A novela foi inspirada em duas principais obras para sua escrita; 'A Megera Domada', do lendário escritor britânico William Shakespeare, e referências à novela 'O Machão', escrita por Ivani Ribeiro em 1965, mas que só foi ao ar em 1974, após ser readaptada por Sérgio Jockyman para a TV Tupi.


3. Orientações técnicas

Apesar da autoria de Walcyr, o diretor das gravações foi Walter Avancini, que passava por um longo período afastado das telenovelas e fez questão de focar no roteiro, para evitar personagens excessivamente caricatos.

Por isso, orientava os atores a não forçassem em sotaques e a seguir os roteiros, sabendo do enfoque cômico empenhado pelo autor.


4. Caipira grosso

Eduardo caracterizado como Petruchio na novela / Crédito: Divulgação / TV Globo

Eduardo Moscovis não estava tão a vontade em dar vida a Petruchio, visto que seu trabalho anterior, como Carlão em Pecado Capital (1998), também chamava atenção pelo comportamento rude e machista, temendo um estigma sobre o artista. Contudo, Avancini convenceu o ator explicando o caráter cômico da trama.


5. Sucesso internacional

O sucesso da telenovela não se restringiu a transmissão original, mas outras reprises da mesma já ocorreram com êxito antes da edição especial iniciada em 2021; em janeiro de 2003, apenas 3 anos depois de sua exibição original, ela foi reapresentada no bloco Vale A Pena Ver De Novo, onde também obteve bons índices de audiência. Além disso, foi importada para o Canadá, Portugal, Peru e Letônia.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W