Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Idade Média

De drama familiar a acusação de assassinato: O mistério dos Príncipes na Torre em 5 curiosidades

Estudos recentes especulam que os garotos teriam sido mortos a mando de Ricardo III

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 28/05/2021, às 10h51 - Atualizado em 16/09/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edward e Richard, os Príncipes na Torre - Domínio Público, via Wikimedia Commons
Edward e Richard, os Príncipes na Torre - Domínio Público, via Wikimedia Commons

No início deste ano, o professor Tim Thornton, da University of Huddersfield, em West Yorkshire, escreveu no Journal of the Historical Association, que pode ter desvendado o mistério dos Príncipes na Torre.

O especialista disse que o monarca Ricardo III teria sido responsável pela morte dos jovens príncipes na Torre de Londres, em 1483. 

Pensando no mistério que existe por trás dos Príncipes na Torre, o site Aventuras na História selecionou 5 curiosidades sobre este assunto. 

Confira abaixo.

1. O drama familiar 

'Príncipes na Torre' é o nome dado para se referir ao Rei da Inglaterra, Eduardo V e seu irmão, Ricardo de Shrewsbury, Duque de York — filhos de Eduardo IV e Elizabeth Woodville.

Após a morte do patriarca, o primogênito, até então com apenas 12 anos, foi coroado rei da Inglaterra. Contudo, a ganância do seu tio, Ricardo III fez com que o Parlamento declarasse os garotos como bastardos e o coroasse rei. 

Os Príncipes na Torre / Crédito: Domínio Público, via Wikimedia Commons

Em seguida, os jovens príncipes foram proibidos de manter contato com os demais membros da família. Os garotos nunca mais foram vistos, e a partir disso, diversas teorias mirabolantes surgiram sobre este caso. 


2. Suposto assassinato

Ao longo dos séculos muito se especulou sobre o paradeiro dos jovens. De acordo com Tim Thornton,Ricardo III estaria por trás dos desaparecimentos e teria, ainda, orquestrado a morte dos sobrinhos.

Conforme repercutiu o site The Vintage News, Sir Thomas More, estadista e futuro Lorde Alto Chanceler da Inglaterra, escreveu em 1513, “The History of King Richard III” (A História do Rei Richard III, em tradução livre). 

O obra de More teria deixado claro que o soberano ordenara a execução dos sobrinhos. Para Tim, o autor do período medieval teve acesso a fontes privilegiadas, que lhe deram detalhes sobre o suposto crime. 


3. A tétrica Torre

Após serem declarados como filhos ilegítimos de Eduardo IV, os príncipes teriam sido levados para uma Torre e encaminhados para o local para a suposta proteção deles. Contudo, ao chegar ao insólito ambiente foram supostamente sufocados até a morte. 


4. Imagem sombria

Embora Ricardo III tenha vindo a óbito durante uma batalha, em 22 de agosto de 1485, somente em 2012, seus restos mortais só foram redescobertos.

O esqueleto do rei Ricardo III / Crédito: Divulgação / Universidade de Leicester

Em vida, sua péssima reputação logo se espalhou entre os súditos e sua imagem foi eternizada pelo renomado dramaturgo William Shakespeare, que o retratou como um tirano de caráter duvidoso.


5. As controvérsias

Até aqui pode parecer que o mistério tenha sido solucionado, mas longe disso. Ainda conforme o The Vintage News, o Daily Mail analisou as teorias do professor Tim Thornton, extraídas a partir da obra de More.

O jornal argumentou que Miles Forest e John Dighton — ambos citados pelo escritor como autores do crime — eram apenas suspeitos. Para o Daily Mail, a opinião de More não pode ser levada em conta 100%, uma vez que ele era apenas criança quando o caso dos Príncipes na Torre escandalizou na corte.


+Saiba mais sobre a Dinastia Tudor por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Os Últimos Dias de Henrique VIII Conspirações, traições e heresias na corte do rei tirano, de Robert Hutchinson - https://amzn.to/2S4ZnYD

A herança de Ana Bolena, de Philippa Gregory - https://amzn.to/2Q0V3XY

As seis mulheres de Henrique VIII (edição de bolso), de Antonia Fraser - https://amzn.to/2PVKJjD

A princesa leal, de Philippa Gregory (2007) - https://amzn.to/2ZdiyTH

A última Tudor, de Philippa Gregory (2019) - https://amzn.to/3g04QcQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W