Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Santos

O que explicaria os prédios tortos na orla de Santos?

Localizada no litoral paulista, a cidade de Santos é conhecida principalmente por ser recinto final de Pelé, cidade de origem do Charlie Brown Jr. e até mesmo prédios tortos

Éric Moreira Publicado em 17/01/2024, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia em que é possível observar inclinação de prédio em Santos, São Paulo - Reprodução/X/@pedrowisq
Fotografia em que é possível observar inclinação de prédio em Santos, São Paulo - Reprodução/X/@pedrowisq

No Brasil, existem cidades conhecidas por suas peculiaridades e personalidades próprias. Porém, um fato intrigante chama atenção em uma cidade específica: os prédios inclinados de Santos.

Ao todo, conforme o g1, existem 319 edifícios inclinados por toda a cidade, sendo os 65 localizados em frente às praias os que apresentam um ângulo mais preocupante.

+ Jovem salva vizinhos de desabamento depois de perceber que prédio "havia se movido"

Embora chamem atenção da população e até mesmo tenham virado assunto nas redes sociais, a prefeitura de Santos afirmou que as condições das construções não são um indicativo de que a estrutura teria sido comprometida.

Prédios inclinados na orla de Santos / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@LuizPvideos

Ainda assim, o engenheiro civil Franco Paganiexplicou ao g1, no ano passado, que edifícios mais estreitos e altos demandam maior atenção, pois são mais facilmente inclináveis. Mas afinal, por que existem tantos prédios inclinados em Santos?

Terreno e medidas de segurança

Pagani explica que a razão para os prédios ficarem tortos na cidade litorânea é justamente o tipo de terreno em que eles foram construídos, além da tecnologia insuficiente na época em que foram erguidos.

As construtoras daquela época não tinham equipamentos para fazer fundações diretas como hoje, [que] conseguem efetuar a escavação até [chegar] à parte de pedra no subsolo e [deixar] ficar firme", disse ao veículo.
Fotografia onde é possível perceber a inclinação entre os prédios / Crédito: Reprodução/X/@lulemosb

Embora os prédios sejam considerados seguros, a Prefeitura de Santos enfatiza que, a cada dois anos, são exigidos que os edifícios apresentem laudos sobre suas inclinações, para que as autoridades possam acompanhar se não oferecem riscos e que, caso necessário, alguma intervenção seja feita.

Vale mencionar que essas medidas são acompanhadas pelo Programa dos Prédios Inclinados de Santos, que faz uma avaliação sobre a necessidade de serem feitas obras de reparos ou mesmo manutenções nas edificações.

+ Afinal, por que a Torre de Pisa não caiu?

Reações

Como mencionado anteriormente, a angulação dos prédios de Santos viralizou em diferentes situações na internet. Confira a seguir algumas publicações inusitadas sobre os edifícios inclinados da cidade litorânea:

Já outro internauta publicou um vídeo em que, no interior de um prédio, solta uma garrafa de água. Bem, com algumas coisas a física ainda funciona:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!