Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Idade Média

Moreno: A palavra já nasceu como uma grave ofensa

No século 16, ser chamado assim era ser classificado como classe inferior inimiga da fé, com sangue “poluído” e alvo da Inquisição

Redação Publicado em 16/11/2019, às 09h00 - Atualizado em 11/09/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução de encontro entre mouros e cristãos em castelo de Valencia - Getty Images
Reprodução de encontro entre mouros e cristãos em castelo de Valencia - Getty Images

Moreno vem de mouro - nome que os espanhóis e outros europeus davam aos habitantes de todo o norte da África, excluindo o Egito. Reinos islâmicos desses povos dominaram a Península Ibérica entre os séculos 8 e 15, de forma que mouros eram uma visão bastante comum em Portugal e na Espanha medievais.

Os habitantes da região eram de ao menos três perfis étnicos: berberes, árabes e negros, ou qualquer mistura entre eles. O nome mouro, por sua vez, vem de Mauritânia, que era como os antigos romanos e gregos chamavam a região que estava entre a Argélia e o Marrocos, por causa de uma extinta tribo berbere chamada Mauri. Daí deriva também o nome do país atual, que fica ao sul do lugar que os romanos chamavam Mauritânia - e também o nome Mauro, para quem nascia na região. 

A elite cristã de Portugal e da Espanha, que reconquistou a Península Ibérica entre os séculos 9 e 15, descendia dos visigodos, um povo germânico que se estabeleceu na região na época das invasões bárbaras do Império Romano. Assim, uma aparência mais escura, de pele ou cabelo, era relacionada aos mouros.

Mouros / Crédito:  Wikimedia Commons

 As pessoas com essas características foram chamadas de morenos, cujo sentido era bastante pejorativo em sua origem. Nos séculos 15 e 16, ser considerado descendente de mouros (ou de judeus sefarditas, que também tinham a pele mais escura) fechava quase todas as possibilidades de ascensão social em Portugal e na Espanha - e podia significar até ser perseguido pela Inquisição. 

Alvo

Os maiores alvos da Inquisição eram os cristãos-novos, aqueles que haviam se convertido do judaísmo ou islã. Em 1492, os judeus e islâmicos receberam a ordem da rainha da Espanha: ou se convertiam, ou se mudavam, ou morriam. Por séculos, perdurou a paranoia, geralmente infundada, de que eles continuaram a praticar suas religiões originais em segredo.

E a Inquisição era responsável por estudar esses casos - com os métodos e objetividade que fizeram sua fama. Ser moreno marcava alguém como alvo para esse tipo de investigação.

Esse racismo também aparece na expressão sangue azul: a pele pálida mostra as veias azuis sobre ela; a morena (ou bronzeada, como a dos trabalhadores braçais), não. Os nobres de ascendência germânica, que passavam seus dias enfurnados nos castelos, tinham assim o sangue azul.

Cenário da Inquisição Espanhola, de Francisco Goya / Crédito: Getty Images

Existiam inclusive leis de limpeza de sangue tanto na Espanha quanto em Portugal. Para alguém assumir um cargo público, tinha que provar não ser descendente de cristãos-novos - isto é, um moreno. E, diante disso, as famílias nobres e abastadas se segregavam, jamais aceitando casamentos com morenos.

"Moreno" era um termo tão ofensivo que deu na origem da palavra pardo. Essa foi a tese defendida por Frederico Leonel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Segundo ele, quando os índios foram descobertos, os portugueses entraram num dilema com o uso da palavra "moreno".

"Designar o índio como como moreno era o mesmo que mouro", comenta. "Se assim tivesse sido, prontamente os índios estavam condenados. No entanto, a nova terra evocava a visão edênica, o paraíso, e, pese a coloração da pele, tal descrição, de moreno, mostrava-se incompatível, uma vez que notou e citou, os habitantes daqui eram incircuncisos, portanto, embora houvesse uma semelhança na pigmentação, eram completamente opostos aos mouros inimigos da fé. Daí a escolha de pardo, para denotar uma tonalidade de pele diferente à branca, mas nem negro e muito menos menos moreno."


Saiba mais sobre os termos da época pelas obras abaixo:

1. Dicionário temático do Ocidente medieval, de Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt - https://amzn.to/2rLVJrF

2. Novo dicionário do Português arcaico ou medieval, de Americo Venancio Lopes Machado Filho -https://amzn.to/379g8qW

3. Convivendo na Idade Média: Glossário de Termos Medievais Inglês-Português, de Vera Moraes - https://amzn.to/2pevyZA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.