Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Monarquia

Realezas distintas: Quais as diferenças entre os reinados de Elizabeth II e o aplicado na Malásia?

Segundo dados da ONU, atualmente, existem 44 territórios em que ainda se usa o sistema monárquico

Penélope Coelho Publicado em 23/06/2021, às 10h52 - Atualizado em 31/12/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II e sultão Tengku Abdullah - Getty Images e domínio público via Wikimedia Commons
A rainha Elizabeth II e sultão Tengku Abdullah - Getty Images e domínio público via Wikimedia Commons

No ano de 1952, aos 25 anos, Elizabeth II assumiu a responsabilidade de substituir seu pai e comandar a coroa britânica. Atualmente, aos 95 anos de idade, a rainha está há quase sete décadas no poder e se tornou a figura mais conhecida da monarquia.

Apesar de ser chefe das nações que englobam a Commonwealth, além do Reino Unido, Lilibet não é a única rainha do mundo — mesmo sendo a mais famosa.

Mecanismos diferentes 

Existem diferentes estilos de reinos ao redor do globo e, nesses casos, nem sempre o comando fica a cargo de um rei ou rainha. Podem liderar príncipe, sultão, imperador, duque, entre outros...

Rainha Elizabeth II usando uma coroa, fotografada no ano de 2015 / Crédito: Getty Images 

De acordo com os dados mais recentes da ONU, atualmente, existem 44 territórios em que ainda se usa o sistema monárquico. Ou seja, em diferentes situações, outros países também apostam no reinado, como a Malásia.

Trono inglês 

Para entender como tais reinos se diferem, inicialmente, é preciso compreender como eles funcionam. O reinado de Elizabeth II é classificado a partir de uma monarquia constitucional, onde o poder executivo é liderado pelo primeiro-ministro.

Em teoria, a soberana tem o poder de nomear ministros de Estado, convocar o parlamento e sancionar leis. Contudo, na prática, seu papel atual acaba sendo diplomático.

Entretanto, mesmo que a simbologia seja maior do que seu poder de fato, a rainha continua sendo uma figura de importância, por se tornar a face do sistema político de seu país.

Reinado na Malásia 

Já a Malásia — definida como um reinado — é comandada por um soberano. O reinado é composto por 13 estados, incluindo nove sultanatos. No caso do país asiático, o mandato do soberano dura cinco anos, depois disso, é realizada uma nova eleição.

Atual soberano da Malásia ao lado de sua esposa, em fotografia tirada em outubro de 2019 / Crédito: Getty Images 

Contudo, nem sempre o sistema foi assim, essa mudança só veio no ano de 1957, quando a Malásia se tornou independente do Reino Unido e decidiu que os sultões revezariam o trono a cada cinco anos. Como revelou uma reportagem do G1.

Nesse caso, o monarca em questão possui um cargo protocolar e não pode interferir no sistema político. O soberano pode representar o país em eventos oficiais e exercer influência moral e, assim como a rainha Elizabeth II, cumpre uma função mais diplomática.

Recentemente, em janeiro de 2019, o reinado da Malásia sofreu uma mudança em seu comando, quando o primeiro-ministro teve que nomear um novo soberano antes do tempo estipulado.

Isso se deu após o monarca anterior, Muhammad V, então com 49 anos, decidir abdicar de suas funções reais ao tomar a decisão de se casar com uma jovem miss russa, com 25 anos na época.

Com a decisão do monarca, foi necessário realizar uma nova votação e o sultão Tengku Abdullah, então com 59 anos, foi o escolhido para assumir o reinado tornando-se o 16° rei da Malásia — seguindo, desde então, nessa função.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7