Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Mundo

Pesquisa mostra como eram as grandes cidades antes da chegada dos humanos

Através de um impressionante trabalho, o canal Boom Online apresentou o cenário de grandes cidades no passado

Caio Tortamano Publicado em 31/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A capital britânica é uma das cidades com seu passado revelado pelo vídeo - Wikimedia Commons
A capital britânica é uma das cidades com seu passado revelado pelo vídeo - Wikimedia Commons

Ao olhar para uma grande metrópole, é quase impossível imaginar como aquele mesmo espaço era antes da chegada da existência humana. No entanto, um canal chamado Boom Online fez uma reconstrução de como eram os territórios de cinco grandes cidades antes do contato com qualquer tipo de tecnologia.

1. Londres

Há 12.000 anos, o território de Londres era rico em florestas e o Rio Tâmisa dominava a paisagem. Com ricas matas verdes, hoje é quase impossível reconhecer algum resquício de toda essa natureza, com exceção dos parques da cidade londrina.

Londres / Crédito: Reprodução Youtube

2. Veneza

Claramente, os famosos canais italianos no ano 400 não chegavam perto do que são hoje. A água era abundante, e pouco se avistava os bolsões de terra que foram utilizados para fundar a atual cidade que não consegue se expandir devido às restrições que o ambiente impõe.

Veneza / Crédito: Reprodução Youtube

3. Tóquio

No ano de 300, o território, hoje tomado pela tecnológia, também era — assim como Londres — dona de um verde exuberante. Entretanto, algo que não mudou foi a atividade vulcânica da área, que vez ou outra insiste em amedrontar a população que, por mais preparada que esteja, não consegue lidar sempre com as forças tectônicas.

Tóquio / Crédito: Reprodução Youtube

4. Nova York

Ao pensar na ilha de Manhattan, nós automaticamente pensamos nos arranha-céus que compõem a paisagem do lugar, além de inúmeras lojas, apartamentos e painéis luminosos de Nova York. Por outro lado, há 13.000 anos o local era parecido com o Ártico, e as grandes geleiras compunham o ambiente.

Nova York / Crédito: Reprodução Youtube

5. Cidade do Cabo

A capital da África do Sul é uma das cidades mais novas da lista, fundada em 1652 por colonizadores holandeses. As montanhas que cercam a cidade já eram vistas há 2.000 anos. O local ainda tem parte de sua natureza preservada.

Cidade do Cabo / Crédito: Reprodução Youtube


+Saiba mais sobre as cidades citadas com as obras abaixo:

Lonely Planet Londres de bolso, de vários autores (2017) - https://amzn.to/3aV3a1M

Lonely Planet Veneza e Vêneto, de Lonely Planet (2014) - https://amzn.to/2U9tuiH

100 Vistas de Tóquio, de Shinji Tsuchimochi (2019) - https://amzn.to/2RDy1s3

Nova York. Guia Visual ( + Mapa ), de vários autores (2011) - https://amzn.to/2S2lugD

Lonely Planet Cape Town & the Garden Route (Travel Guide) (English Edition), ebook (2018) - https://amzn.to/319Tvja

Lonely Planet Dubai e Abu Dhabi, de Andrea Schulte-Peevers e Jenny Walker (2018) - https://amzn.to/2uNr0vA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.