Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Sobrenatural

Quanto tempo os humanos durariam em um apocalipse de vampiros?

Por meio de uma calculadora online, é possível gerar inúmeros cenários da interação entre humanos e vampiros

Isabela Barreiros Publicado em 04/11/2019, às 15h37 - Atualizado às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Drácula (1931) - Getty Images
Cena do filme Drácula (1931) - Getty Images

O físico polonês Dominik Czernia desenvolveu uma ferramenta online que calcula, matematicamente, um cenário muito comum no universo de cultura pop e até no imaginário de pessoas ao redor do mundo: um apocalipse de vampiros.

"Combina duas coisas que acho fascinantes: ficção e ciência. Adoro quando podemos aplicar modelos matemáticos até às coisas mais surpreendentes e descrever um apocalipse de vampiro usando equações diferenciais definitivamente está no topo da minha lista", disse Czernia.

[Colocar ALT]
Nosferatu / Crédito: Getty Images

A calculadora do apocalipse conta com muitas possibilidades, sendo possível adicionar parâmetros personalizados para o tipo de população humana e de vampiros. A equação pode considerar humanos que se juntam para assassinar os invasores — ou a falta deles. Aparentemente, o cenário ainda é complicado para a nossa espécie, que perde na maioria dos resultados calculáveis.

O projeto começou em 2013, quando Czernia leu um artigo que contava com modelos matemáticos que avaliavam a sustentabilidade de vampiros e humanos, usando como base cenários de interação entre os dois grupos na cultura popular. "Comecei encontrando um artigo interessante sobre vampiros, onde os autores sugeriram sutilmente a existência de vampiros com base em dados da vida real”, explica.

Assim, ele decidiu testá-los. O físico do Instituto de Física Nuclear da Polônia confessou que demorou em conseguir fazer com que os números funcionassem plenamente na calculadora. Para isso, ele usou a teoria aplicada no modelo matemático predador-presa, conhecida como equação de Lotka-Volterra. O conceito é utilizado para estudar a relação de duas espécies diferentes em um sistema biológico.

"Eu tive que dar sentido a números brutos para construir a atmosfera de um apocalipse de vampiro", comenta o físico. Czernia ainda usou arquétipos de vampiros já conhecidos popularmente para construir o sistema matemático. As séries literárias Crônicas Vampirescas, Crepúsculo e Southern Vampire serviram de inspiração para o polonês. Além disso, também há um “híbrido” do Drácula e do personagem de A Hora do Vampiro em suas inspirações .

Você pode calcular seu próprio apocalipse de vampiros aqui.