Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Recorde de discurso mais longo e período no poder: 5 curiosidades sobre Fidel Castro

O líder revolucionário foi responsável, ainda, por construir a maior sorveteria do mundo em Cuba

Isabela Barreiros Publicado em 29/11/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Líder revolucionário cubano Fidel Castro - Getty Images
Líder revolucionário cubano Fidel Castro - Getty Images

Na última quarta-feira, 25, completaram-se quatro anos desde que o líder cubano Fidel Castro faleceu em Havana, aos 90 anos. O comunista já não era mais presidente do país nem exercia um cargo político de fato na ilha caribenha, mas continuou sendo uma grande influência.

Mesmo que seja uma figura controversa, Castro deixou um legado enorme para a América Latina e para o mundo, principalmente com a Revolução Cubana em 1959. Mais que isso: a experiência do pequeno país, que resiste a um bloqueio econômico de décadas, também chocou até mesmo quem não gosta de Fidel

A AH separou 5 curiosidades sobre o líder cubano. Confira!

1. Discurso mais longo

Fidel Castro / Crédito: Wikimedia Commons

Castro era conhecido por sua oratória e capacidade de mover corações e mentes com seus discursos. Entre palestras longas e curtas, o líder cubano sempre conseguiu causar uma impressão marcante em qualquer um que o escutasse falar. 

Mas o mais impressionante é que ele já fez um discurso tão longo que entrou para o livro de recordes do Guiness. Em 1960, ele falou por 4 horas e 29 minutos nas Nações Unidas, sendo o mais longo discurso já feito na organização. Mas, muito mais que isso foi em 1986, durante o III Congresso do Partido Comunista em Havana, quando Fidel discursou por 7 horas e 10 minutos.


2. Tempo no poder

Em Cuba, Fidel governou por quase meio século. Ele assumiu o poder logo no fim da Revolução Cubana de 1959 e apenas deixou o cargo em 2006, quando renunciou devido a problemas de saúde. Como primeiro-ministro ou como presidente, ele foi um dos homens mais importantes da ilha.

Por isso, ele é considerado um dos líderes com mais tempo no poder. Depois da rainha da Inglaterra Elizabeth II e do rei da Tailândia, ele ocupa um lugar logo no começo dessa longa lista. Castro passou parte das suas obrigações para seu irmão, Raúl, em 2006, que assumiu o cargo de fato em 2008.


3. Atentados

Chegada de Fidel Castro a Washington, em 1959 / Crédito: Wikimedia Commons

O comunista cubano não conseguiu governar o país sem chamar a atenção e se transformar em uma pedra no sapato de líderes estadunidenses. Com uma ilha caribenha sob um regime socialista perto de seu território, os Estados Unidos tentou de todas as maneiras acabar com Castro.

Fidel sobreviveu a mais de 600 planos de assassinato, em todas as investidas patrocinadas pela CIA. Algumas ideias eram simples, mas outras eram totalmente mirabolantes. Por exemplo, um dos planos era enviar um charuto-bomba para ele, que explodiria em sua cara. Tal objeto até foi produzido, mas não chegou perto do socialista.


4. Sobreviveu aos Estados Unidos

As tentativas de assassinato não foram as únicas coisas feitas pelos Estados Unidos para tentar acabar com Fidel e desestabilizar a ilha. Durante todos esses anos desse regime imposto por meio da Revolução Cubana, o país sofreu com represálias políticas e econômicas do território próximo.

Ele conseguiu ficar no poder ao longo do período de nove presidentes dos EUA, todos tentando abalar o poder estabelecido na ilha. Entre bloqueios, sanções econômicas e proibições de viagens, Castro fez com que Cuba passasse por todas essas situações e continuasse um país com educação de qualidade e não dependente internacionalmente. 


5. Maior sorveteria do mundo

Sorveteria Coppelia  / Crédito: Wikimedia Commons

Em uma das ações contra Cuba, os Estados Unidos cortaram a exportação de laticínios para a ilha. A intriga com Washington, porém, não ficou por aí, porque Fidel iniciou um plano extravagante e ambicioso em 1966: o de construir a maior sorveteria no mundo em Cuba. 

Foi assim que a sorveteria Coppelia surgiu, para desafiar os EUA, mas até hoje o local continua sendo um ponto importante do país. Para a produção dos sorvetes, Castro até mesmo fez com que se desenvolvesse uma super-vaca, que poderia produzir 4x mais leite que as comuns, chamada Ubre Blanca. 


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon:

De Martí a Fidel: A Revolução Cubana e a América Latina, Luiz Alberto de Moniz Bandeira (e-book) – https://amzn.to/3csNvq0

Cuba no Século XXI. Dilemas da Revolução, Fabio Luis Barbosa Santos Dos (2018) – https://amzn.to/2XweeOe

História da revolução cubana, Aviva Chomsky (2015) – https://amzn.to/3gWCzEj

A Revolução Cubana, Luis Fernando Azevedo (2004) - https://amzn.to/2U9mzVQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W