Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Renascer

Renascer: Veja a personagem que foi odiada em 1993 e traumatizou atriz

Sucesso em 1993, a primeira versão de Renascer teve personagem que foi odiada nacionalmente e deixou atriz depressiva

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 22/02/2024, às 13h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da primeira versão da novela Renascer - Divulgação/ TV Globo
Cena da primeira versão da novela Renascer - Divulgação/ TV Globo

Sucesso na TV Globo, o remake da novela Renascer chama atenção dos brasileiros. Retratando a história dramática que envolve o fazendeiro José Inocêncio (Marcos Palmeira) e seus filhos, a trama apresenta bons resultados para a emissora carioca.

O drama familiar também envolve Mariana, personagem que foi atacada pelos brasileiros ao decorrer dos capítulos da novela. Assim como na versão atual, a jovem acaba se envolvendo com João Pedro e José Inocêncio, respectivamente filho e pai. 

A história da personagem, como era de se esperar, não foi abraçada pela audiência. Interpretada hoje por Theresa Fonseca, a polêmica Mariana foi vivida pela atriz Adriana Esteves em 1993, que determinou as críticas recebidas como 'massacre'.

Perseguida pela opinião pública, a atriz sofreu com a depressão. Ela explicou que, só após dois ou três anos, superou a fase negativa.

Massacre

"Sou muito ansiosa e me cuido para nunca mais passar pelo que passei no início dos anos 1990, quando sofri de depressão. Tinha 22 anos, havia acabado de gravar 'Renascer' e entendi as críticas à personagem como um massacre a mim. Demorei uns dois, três anos para sair desse processo. Em 1995, eu renasci após a depressão", explicou Esteves em entrevista à Veja.

Na época, relembrou ela em entrevista à Marie Claire em 2016, Adriana havia feito uma novela atrás da outra. Com personagens notáveis, ficou exposta enquanto não tinha maturidade o suficiente.

"Eu havia me separado, comecei a fazer uma novela atrás da outra, com personagens grandes, ganhei exposição e tinha pouca maturidade. Fiquei perdida, não segurei a onda. E aí veio a depressão. Passei pela fase de não conseguir comer, de não sair da cama, de achar um sofrimento tomar banho, de engordar muito com o antidepressivo", destacou Adriana Esteves.

Adriana Esteves na primeira versão de Renascer - Divulgação/ TV Globo

A depressão também tirou Adriana do papel de protagonista na novela 'Quatro por Quatro', lançada em 1994. A artista gravou cenas como Babalu, no entanto, desistiu do papel. Assim, fora substituída por Letícia Spiller.

O retorno, as novelas, ocorreu em 1996. Naquele ano, ela participou de 'Razão de Viver', no SBT, na qual viveu Zilda, uma estilista. De volta a Globo, protagonizou sucessos como 'O Cravo e a Rosa' e 'Avenida Brasil'. 

Hoje

De qualquer maneira, Adriana Esteves fala com carinho sobre Renascer. Em 2021, ao divulgar a estreia da novela no Globoplay, a atriz disse que Mariana foi uma 'personagem riquíssima' para ela.

"Renascer foi uma novela linda, num ambiente baiano. Passamos muito tempo gravando e morando em Ilhéus. A novela tinha elenco e equipe de muitos craques. Uma novela altamente poética, e minha personagem foi riquíssima para mim. Diferentemente de todos os trabalhos urbanos que já haviam me dado", destacou.