Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Sociedade da Neve

A Sociedade da Neve: Veja o detalhe real que o filme deixou de fora

Filme mais assistido por brasileiros na Netflix, A Sociedade da Neve retrata o acidente de avião que deixou sobreviventes isolados na Cordilheira dos Andes

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 11/01/2024, às 16h00 - Atualizado em 12/01/2024, às 19h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix
Cena do filme 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix

Sucesso entre brasileiros na Netflix, o filme 'A Sociedade da Neve' retrata um dos mais intensos acidentes de avião da História. Em outubro de 1972, um avião que levava 45 pessoas até o Chile acabou colidindo com uma montanha na Cordilheira dos Andes. 

Aqueles que sobreviveram, entretanto, tiveram que encarar diversos obstáculos, como as baixas temperaturas, a fome e até mesmo duas avalanches. De tão marcante, a história foi revivida em filme lançado pela plataforma de streaming. 

A história mostrada no filme compreende uma adaptação do livro de mesmo nome escrito em 2008 e lançado pelo jornalista Pablo Vierci, que entrevistou sobreviventes da tragédia. No entanto, Juan Antonio Bayona, diretor do filme, precisou adaptar mais de 72 dois dias de relatos em um filme de duras horas, o que resultou em mudanças.

Com isso, um detalhe que chama atenção na história real acabou não sendo mostrado no filme da Netflix. Quando a história caminha para o fim, os sobreviventes Roberto Canessa (Matías Recalt) e Nando Parrado (Agustin Pardella) decidem deixar os colegas para buscar ajuda. Após mais de 10 dias de caminhada, eles conseguem ajuda com um agricultor, que aciona as autoridades.

O resgate 

Como resultado, o resgate, com o auxílio de um helicóptero, consegue tirar da montanha os 14 sobreviventes de uma só vez, resultando em cenas emocionantes. No entanto, os acontecimentos em questão foram diferentes na história de sobrevivência real que inspirou 'A Sociedade da Neve'. 

Conforme repercutido pela Time, o helicóptero enviado para o resgate na Cordilheira dos Andes, diante das más condições de clima, só conseguiu transportar 6 dos 14 sobreviventes para um local seguro, no qual receberiam assistência.

O elenco de 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix

Como resultado, oito pessoas precisaram passar mais uma noite na montanha até a manhã seguinte, quando o time de resgate conseguiu retirar as outras pessoas. 

Em entrevista ao USA Today, o diretor comentou a pequena adaptação. "Houve duas operações de resgate para retirar os sobreviventes de helicóptero”, explicou Juan Antonio Bayona. "A primeira viagem levou apenas metade deles, e um grupo de resgate ficou com os sobreviventes e passou uma noite com eles. Depois, outro helicóptero os retirou no dia seguinte. Mas só mostramos [no filme] um helicóptero".