Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Civilização

'Ar condicionado' persa: veja como a antiga civilização lidava com o intenso calor

A torre de vento desenvolvida pelos persas tinha o objetivo de refrigerar áreas internas e amenizar o calor do deserto

Redação Publicado em 11/07/2020, às 08h00 - Atualizado em 14/04/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exemplo de torre de vento no Souq Waqif, Doha, Qatar - Wikimedia Commons
Exemplo de torre de vento no Souq Waqif, Doha, Qatar - Wikimedia Commons

Ao longo da história, civilizações foram assoladas pelo Sol escaldante e pelo clima seco de regiões desérticas, como foi o caso dos persas. Mesmo dentro das construções a situação não ficava mais amena, os levando a procurar alternativas que pudessem conter as ondas de calor intenso.

Torre de vento

Para conter o forte calor, antigos arquitetos persas encontraram uma solução que muito se assemelha ao que conhecemos hoje como ar condicionado. Por meio de estudos sobre os princípios da termodinâmica, da aerodinâmica e da transferência de calor, eles desenvolveram uma torre de vento, capaz de refrigerar áreas internas.

Segundo o site Hypeness, por volta de 4 mil a.C., os persas criaram o badgir, palavra persa que significa “apanhador de vento” e que também pode representar "torre de vento".

Um dos sistemas dos antigos persas / Crédito: Wikimedia Commons

Acredita-se que as primeiras estruturas tenham sido construídas na cidade iraniana de Yazd, na antiga Pérsia. Logo a ideia foi levada para as regiões que hoje correspondem ao Afeganistão, Emirados Árabes Unidos e Bahrein.

É possível encontrar, ainda, tais construções semelhantes no Egito Antigo, que são representadas em murais datados de 1350 a.C., encontrados na tumba do oficial egípcio Nebamun.

O funcionamento

[Colocar ALT]
Um dos sistemas dos antigos persas / Crédito: Wikimedia Commons

A torre de vento, como ficou conhecida, é uma estrutura alta, com teto e paredes grossas, construída em edifícios ou habitações. Projetada de acordo com a variação da direção no local da construção, essas estruturas costumam ter no topo uma ou mais janelas, voltadas para a direção do vento. 

Em casos que o vento costumava soprar apenas na direção de um lado, com pouca variação, os persas construíam somente uma janela de entrada de ar. Já em situações que o vento soprava a partir de diferentes direções, mais janelas eram abertas para equilibrar a temperatura do ambiente.

De acordo com o Hypeness, a forma mais simples funcionava só circulando o vento. As janelas de entrada captavam o vento — que tem maior velocidade média no topo da torre do que no solo — e o direcionava para o interior da construção por meio de frestas.

Desta forma, o ar frio, mais denso, tende a descer pela torre e circular pelo edifício até chegar às janelas de saída na parede oposta — maiores do que as de captação de ar. Esse fluxo faz com que o ar quente seja sugado até a torre e saia pelas janelas.

Uma separação vertical, construída entre as paredes opostas, impedia que os fluxos de entrada e saída se cruzassem. Outra maneira era criar uma ligação entre a casa e o canal de água subterrâneo. Neste caso, a torre era aberta na direção oposta do vento.

A diferença de pressão fazia com que o ar frio do canal fosse sugado para dentro da residência. Havia, ainda, uma variação solar, na qual a torre era projetada para aquecer o ar dentro dela. Isso fazia com que o ar subisse a e saísse para fora, atuando como um exaustor e reforçando o efeito.

Já as atuais formas populares de ventilação que conhecemos hoje em dia só foram inventadas a partir do século 19, como o ventilador, de 1882, e o primeiro ar condicionado, de 1902. 


+Saiba mais sobre os persas por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Os persas: De Ésquilo, de Trajano Vieira (2013) - https://amzn.to/39V6pHL

Persas, de Ésquilo (2014) - https://amzn.to/3t2lezF

O estado persa, de David Asheri (2006) - https://amzn.to/3wC4mls

Os persas: Uma tragédia grega, de Ésquilo (1992) - https://amzn.to/39WRWLf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W