Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Um Dia

Um Dia: Veja diferenças entre a série da Netflix e o livro emocionante

Livro lançado em 2009, Um Dia ganhou adaptação para série emocionante da Netflix, no entanto, com mudanças curiosas; confira

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 13/02/2024, às 18h15 - Atualizado em 15/02/2024, às 21h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série Um Dia - Divulgação/Netflix
Cena da série Um Dia - Divulgação/Netflix

Sucesso entre brasileiros na plataforma de streaming Netflix, Um Dia compreende uma adaptação do livro de mesmo nome lançado pelo escritor David Nicholls em 2009. 

A história, que emocionou os assinantes da plataforma, conta a história de um casal: Emma (Ambika Mod) e Dexter (Leo Woodall). Eles se conhecem na faculdade em um 15 de julho. Assim, a série retrata a vida dos personagens nesta data, ao longo de 20 anos. 

Abordando a vida profissional, amorosa e familiar de Emma e Dexter, a série conta com um desfecho emocionante e mostra que o futuro de ambos sempre esteve entrelaçado. 

Assim como muitos livros que foram adaptados para séries e filmes, Um Dia também apresenta pequenas, mas curiosas mudanças. Confira a seguir alguns dos destaques com alerta máximo de spoiler!

1. Primeiro encontro

A série não se inicia com o momento em que os protagonistas se conheceram oficialmente. Na adaptação da Netflix, eles são mostrados na comemoração da formatura. Depois, Dexter aborda Emma nas escadas do local. Já o livro começa com a dupla refletindo sobre o futuro enquanto estão na cama.


2. Mudanças em 1990

Quando a série retrata os eventos de 1990 no terceiro episódio, o público vê que Dexter trabalha como apresentador e Emma passou a viver com sua melhor amiga, Tilly. Ela trabalha em um restaurante. 

No entanto, as coisas são diferentes no livro. Em 1990, o protagonista está na Índia e conhece um produtor de televisão, que diz que ele teria futuro no ramo. Emma se encontra no primeiro ano de seu trabalho no restaurante. Na realidade, o terceiro episódio representaria o que aconteceu em 1991.


3. Melhor amiga

Cena da série Um Dia - Divulgação/Netflix

Quem assiste à série da Netflix não tem dúvidas: Tilly é a confidente de Emma. No entanto, no livro, ela não é mostrada como a amiga mais confiável da protagonista. Inclusive, a série não mostra que a colega dormiu com Dexter em 1992.


4. Livros

Na adaptação para a televisão, os livros infantis de Emma retratam uma personagem que se chama Nisha Halliday. Na história original, entretanto, a personagem se chama Julie Criscoll.


5. Casamento

Na Netflix, o marido de Tilly se chama Graham. Ele, inclusive, é um personagem engraçado nos episódios. No livro, entretanto, ele se chama Malcolm.