Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Um Dia

Um Dia: Veja diferenças entre a série emocionante da Netflix e o filme de 2011

Um Dia, romance famoso de David Nicholls, foi adaptado para uma série da Netflix 13 anos após a estreia do filme com Anne Hathaway

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 10/02/2024, às 12h25 - Atualizado em 14/02/2024, às 07h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um Dia: Série da Netflix e filme - Divulgação
Um Dia: Série da Netflix e filme - Divulgação

Uma das séries mais assistidas por brasileiros na Netflix, 'Um Dia' chama atenção dos assinantes da plataforma de streaming por sua história emocionante. Na produção, a personagem Emma (Ambika Mod) conhece Dexter (Leo Woodall) na faculdade em um 15 de julho; e a produção mostra a vida dos personagens nesta mesma data, ao longo de 20 anos. 

Detalhando a vida profissional, familiar e amorosa dos personagens, a história evidencia que o futuro deles sempre esteve entrelaçado. O lançamento, na realidade, é baseado em um romance de mesmo nome de David Nicholls. 

O livro chegou a ganhar uma adaptação para os cinemas em 2011, com Anne Hathaway e Jim Sturgess. No entanto, com 14 episódios, a produção da Netflix conseguiu mergulhar nos detalhes da história emocionante. 

Pensando nisso, muitos podem se perguntar se existem diferenças entre o filme lançado há 13 anos e a nova série da Netflix. Separamos alguns dos principais pontos. Confira abaixo!

1. Elenco

Uma mudança que se destaca na adaptação da Netflix é o elenco. Enquanto o filme de 2011 escalou Anne Hathaway, uma atriz branca, para o papel principal, a série convidou Ambika Mod, uma atriz britânica filha de imigrantes indianos. Vale relembrar que a personagem Emma explica que sua mãe é hindu e seu pai cristão. 

Cena da série da Netflix
Cena da série - Netflix

Ao mesmo tempo, Tilly, melhor amiga de Emma, e Jean-Pierre, um antigo caso, são interpretados por atores negros, destacando a diversidade do elenco da série.


2. Melhor amiga

No filme, a melhor amiga de Emma é quase que uma personagem secundária. Tilly (Amber Grappy) é mostrada no apartamento da amiga e, depois, em seu casamento. No entanto, a série amplia sua importância na vida da amiga. É no casamento dela, inclusive, que os personagens principais se reconciliam.


3. Detalhes

Seguindo o formato do livro, cada episódio da série da Netflix é capaz de detalhar um ano da vida de Emma e Dexter. Como resultado, o público tem uma visão ampla da intimidade dos protagonistas. O filme, entretanto, precisou comprimir inúmeros capítulos para uma versão de duas horas de duração. 

Cena do filme 'Um Dia' - Divulgação

O longa, por exemplo, não se aprofunda no primeiro dia dos protagonistas juntos ou até mesmo frustrações profissionais. Ao mesmo tempo, a série permite conhecer mais sobre os outros personagens da história.


4. A tragédia

Um dos momentos mais intensos para quem leu é o livro pela primeira vez é a morte de Emma. Na realidade, o trágico fim da personagem segue o mesmo cenário nas duas adaptações, entretanto, a série acrescenta a chuva como elemento no acidente, o que deixa a cena ainda mais dramática. 

No filme, a personagem acaba atropelada por um caminhão enquanto anda de bicicleta. Já na versão da Netflix, além da chuva, ela é atingida por um carro.


5. Luto

O luto de Dexter após a morte da amada também é fiel ao que é descrito no livro. É mostrada a sua incapacidade de encarar a perda de Emma diante da dependência com o álcool.

No entanto, a série da Netflix se diferencia ao detalhar o apoio que o personagem recebe de amigos e familiares que também sofreram com a partida inesperada de Emma.