Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Walter Orthmann

Walter Orthmann: brasileiro é o funcionário mais antigo do mundo

Catarinense, Walter Orthmann, de 102 anos, detém o recorde de maior tempo trabalhado em uma mesma empresa de todo o mundo; conheça!

Éric Moreira Publicado em 14/03/2024, às 19h00 - Atualizado em 29/03/2024, às 07h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walter Orthmann em 2018 - Reprodução/Vídeo/YouTube/@domingoespetacular
Walter Orthmann em 2018 - Reprodução/Vídeo/YouTube/@domingoespetacular

Atualmente, a legislação brasileira exige como idade mínima para se aposentar, para os homens, 63 anos e seis meses. No entanto, para um catarinense chamado Walter Orthmann, parece que a ideia de se aposentar não é tão interessante: ele é o detentor do recorde mundial de mais tempo trabalhado em uma mesma empresa.

Hoje aos 102 anos, Orthmann trabalha há 86 anos na RenauxView —uma companhia do ramo têxtil e uma das mais antigas de Santa Catarina. Ele iniciou sua trajetória profissional em 17 de janeiro de 1938, quando tinha apenas 15 anos.

Residente da cidade de Brusque, a 103 quilômetros de Florianópolis, ele sempre costumou dirigir o próprio carro, circulando pela empresa todos os dias, e, definitivamente, um exemplo de honra com o contrato. 

Walter Orthmann em 2018, com seu certificado do Guinness / Crédito: Foto por Senado Federal via Wikimedia Commons

Longa trajetória

Segundo o portal O Município, Walter Orthmann começou sua carreira profissional aos 15 anos, em 1938, após ganhar uma bicicleta de segunda mão de seu pai. Na época, candidatou-se à vaga de office-boy, cargo este que exigia boa mobilidade pela cidade, e trabalhava coletando correspondências, recolhendo jornais e transportando malotes de dinheiro para a folha de pagamento.

Na década de 1950, então, ele passou a ser responsável pelo faturamento da empresa. Nessa época, foi convidado para uma viagem de vendas em São Paulo, onde conseguiu pedidos que garantiram três meses de produção para a empresa — e assim ingressou, definitivamente, na área comercial.

Através de seu trabalho, Orthmann teve a oportunidade de viajar para vários lugares do Brasil. Em 2008, destacou-se ao completar 70 anos de serviço pela RenauxView, e sua história foi contada em vários jornais e revistas do país.

Referência profissional

Já em 2018, Walter Orthmann chamou atenção fora do Brasil, e recebeu a certificação do Guinness World Records, o livro dos recordes, por ter a "mais longa carreira em uma mesma empresa" no mundo. Desde então, ano após ano, ele supera seu próprio título.

Walter Orthmann em 2021, durante desfile na SPFW / Crédito: Divulgação/SPFW

Alguns anos depois, em 2021, ele renovou seu contrato com a empresa por mais 15 anos, definitivamente não pensando na aposentadoria. "Eu falei para ele 'seu Walter, nós fizemos a nossa parte, agora o senhor deve fazer a sua para continuar os 15 anos aqui'", brincou o então presidente da RenauxView, Armando Hess de Souza, ao grupo de mídia de Florianópolis ND Mais.

No mesmo ano, ele também teve uma oportunidade inédita e bastante inusitada: foi convidado a desfilar na São Paulo Fashion Week (SPFW), utilizando peças da coleção 'Entre Tramas e Beijos', do estilista Ronaldo Fraga. Além dele, outros funcionários mais velhos da empresa também desfilaram.

Em 2022, em seu aniversário de 100 anos, a companhia celebrou a data de forma especial, com seu funcionário mais conhecido. Na ocasião, ele também ao ND Mais, afirmou esperar "ser um exemplo sincero de vida", além de compartilhar a crença de que "é o trabalho que nos mantém vivos."

Walter Orthmann em sua celebração de 100 anos / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@RaimundoEstadodeExcelencia

Já em 2024, ele celebrou 86 anos trabalhando na RenauxView, mesmo com a saúde um pouco debilitada nesta ocasião, fez questão de comparecer à empresa e celebrar com os seus colegas.