Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Edição 206 - As quarentenas na História

Já nas bancas!

Izabel Duva Rapoport Publicado em 26/06/2020, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nova edição já está disponível - Background designed by Freepik
Nova edição já está disponível - Background designed by Freepik

Desde a resposta de Veneza à Peste Negra, as quarentenas revolucionaram a forma como as sociedades lidam com doenças contagiosas. Uma ideia com reflexos no urbanismo moderno, nas estruturas das prisões e até nas viagens espaciais. Esse é o tema da reportagem de capa da edição 206 de Aventuras na História, que acaba de chegar às bancas físicas e digitais. Ela traz também um 9 de julho diferente e ainda pouco debatido entre nós: o dia em que a nascente São Paulo dos Campos de Piratininga, de 1562, alçada à condição de vila apenas dois anos antes, resistiu ao ataque feroz e determinado de uma coligação de nações indígenas.

Nessas páginas, você também vai fazer uma viagem de 2 mil anos pelo Tibete, desde quando sua população vivia isolada e sob sistema feudal, até ser invadida pela China, em 1950, dando início à causa dos tibetanos que lutam, até hoje, para manter sua cultura e seus costumes tribais. Outra viagem imperdível que a Aventuras na História deste mês vai te levar está na nossa Galeria, cujas fotografias, feitas pelo afro-brasileiro César Fraga, neto de uma mulher escravizada, registram as rotas atlânticas da diáspora africana. Já sobre Antiguidade, a edição conta a trajetória do guerreiro Ramsés II, o mais poderoso faraó egípcio, que transformou o Egito no maior império do mundo antigo. Entre outros temas, colunas e reportagens.

Aventuras na História segue com a missão de popularizar a História no Brasil, sugerindo ao leitor refletir sobre o presente com as tramas do passado, e pode ser encontrada em todo o país e nas bancas digitais.