365 Dias Que Mudaram o Mundo

Conheça fatos de junho que fizeram História

Aventuras na História Digital Publicado em 15/05/2015, às 08h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

Fim da Guerra Peninsular Capa
Fim da Guerra Peninsular Capa - Divulgacao

Você encontra aqui fatos do mês de junho que foram história no Brasil e no mundo, de acordo com o livro 365 Dias Que Mudaram o Mundo, da Editora Planeta. Os demais destaques do mês estão na edição de junho de Aventuras na História, na matéria 30 Dias Que Mudaram o Mundo.



Criação do Conselho Nacional do Meio Ambiente no Brasil - 1º de junho de 1982


Face à expansão da indústria para vários outros países nos séculos seguintes, o crescimento industrial propiciado pela Revolução Industrial inglesa já no século XVIII trouxe à população mundial o acesso a uma gama imensa de produtos a preços mais acessíveis, graças à modernização dos processos de produção e também aos avanços na química, metalurgia, transportes, comunicação etc. Contudo, a expansão industrial traria o fenômeno da urbanização, concentrando milhões de pessoas nas cidades de vários países (Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Itália, Japão, por exemplo) onde as indústrias se estabeleceram.


[ Leia mais ]

 


Lançamento da CNN  - 2 de junho de 1980


No dia 2 de junho de 1980, Ted Turner, encarnação do sonho americano, inovador e ousado em um mundo cada vez mais conservador, anunciou o surgimento da Cable News Network (CNN) durante um congresso de comunicação em Las Vegas. A CNN foi lançada como a primeira rede de televisão dedicada unicamente às notícias, com transmissões todos os dias do ano, 24 horas por dia, divulgando informação útil. Dez anos depois, o conceito de notícias ao vivo, transmitidas por satélite aos telespectadores 24 horas por dia, por sistemas de cabo através do mundo todo, alcançaria o auge. Durante a Guerra do Golfo, a CNN ofereceu a todos os espectadores do planeta um relato visual, dinâmico, momento a momento, dos acontecimentos à medida que estes se desenvolviam, tornando realidade a ideia de “aldeia global”, surgida em 1964.


[ Leia mais ]



Desembarque na Normandia - 6 de junho de 1944


A invasão da Europa efetuada pelos Aliados no nordeste da França contra o exército invasor de Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial, começou com a Batalha da Normandia, em 1944. A invasão recebeu o nome de código “Operação Overlord” e começou com o desembarque das tropas aliadas no continente – cujo nome de código era “Operação Netuno”. Os preparativos dessa operação se iniciaram no Reino Unido.


[ Leia mais ]



Termina a guerra do Kosovo - 9 de junho de 1999


Kosovo foi o centro do antigo reino da Sérvia, que após a Segunda Guerra Mundial ficou integrado à Iugoslávia, apesar das reivindicações da Albânia, baseadas em que a maioria dos seus habitantes é de origem albanesa. Com a morte do marechal Tito – dirigente da Iugoslávia –, em 1980, eclodiu uma revolta nacionalista albanesa. Os sérvios de Kosovo denunciaram ao governo de Belgrado a crescente violência que tinham de suportar por parte da maioria albanesa, o que o candidato sérvio à presidência da Iugoslávia, Slobodan Milosevic, aproveitou como argumento para chegar ao poder. Em 1990, ele retirou a escassa autonomia do Kosovo, apoiando as reclamações dos sérvios kosovares e começando uma hostilidade progressiva contra os albaneses dessa região.


[ Leia mais ]



Primeira corrida automobilística - 11 de junho de 1895


O primeiro automóvel alimentado com combustível derivado do petróleo foi inventado no final de 1885 por Karl Benz. Logo, surgiu o interesse por competir e realizar provas de velocidade com esses veículos em diversas pistas, para experimentar os avanços mecânicos. A escolha do motor de combustão interna, diante dos elétricos ou a vapor, já representou uma função seletiva das primeiras competições.


[ Leia mais ]



Nasce Che Guevara - 14 de junho de 1928


Ernesto “Che” Guevara nasceu em Rosário, na Argentina, no dia 14 de junho de 1928, no seio de uma família abastada. Depois de estudar medicina, sua militância esquerdista o levou a participar da oposição contra Perón. Em 1953, realizou uma viagem de moto pelo Peru, Equador, Venezuela e Guatemala, durante a qual pôde contemplar a miséria que imperava entre as massas populares da América hispânica e a onipresença do imperialismo americano, e participou de muitos movimentos contestatários, experiências que o levaram definitivamente à ideologia marxista.


[ Leia mais ]



Batalha de Waterloo - 18 de junho de 1815


Após a fuga da ilha de Elba, na qual havia sido exilado, Napoleão voltou a Paris triunfante, aclamado pelo povo, fazendo que Luís XVIII abdicasse e estabelecendo um novo império, que duraria cem dias. No comando de 124 mil homens, partiu rumo a Bruxelas, com o fim de recuperar os territórios que o Tratado de Paris havia tomado, reduzindo a França ao que era em 1792, antes das conquistas napoleônicas. Ali o esperava um exército britânico comandado pelo duque de Wellington e outro comandado pelo general prussiano Von Blücher, em Ligny.


[ Leia mais ]



Fim da Guerra Peninsular - 21 de junho de 1813


Apesar da aliança feita entre Espanha e França por meio do Tratado de Santo Ildefonso (1796), Napoleão precisava anexar a Espanha para concluir seus planos imperialistas, sem o que não alcançaria o completo domínio do Mediterrâneo nem conseguiria se abastecer do algodão e da lã necessários para os fabricantes de tecidos franceses.


[ Leia mais ]



Criação do Comitê Olímpico Internacional - 23 de junho de 1894


O projeto de criação do Comitê Olímpico Internacional (COI) provém de uma ideia expressa originalmente pelo barão Pierre de Coubertin, pedagogo e historiador francês, de abrir um centro de estudos dedicado ao olimpismo com caráter permanente. Apesar do escasso interesse que os representantes de diversas instituições mostraram a princípio, a renovação dos Jogos Olímpicos na era moderna e a criação de um comitê encarregado de sua organização foram aprovadas por unanimidade em um congresso realizado no anfiteatro da Sorbonne, entre 16 e 23 de junho de 1894.


[ Leia mais ]



Nasce Helen Keller - 27 de junho de 1880


Helen Adams Keller nasceu em Tuscumbia, no Alabama, EUA, em 1880. Por causa de uma grave doença que padeceu com apenas 1 ano e 7 meses de idade, Keller perdeu a visão e a audição, o que a impediu de desenvolver a fala e adquirir outras habilidades durante os primeiros anos de vida. Em 1886, seus pais contrataram uma tutora irlandesa, Anne Sullivan, que conseguiu lhe ensinar a língua de sinais e mudou radicalmente a sua vida.


[ Leia mais ]



Lançamento do iPhone - 29 de junho de 2007


Sob a direção de Steve Jobs, presidente da companhia, as pesquisas dos engenheiros da empresa de tecnologia americana Apple orientadas ao desenvolvimento de uma tela táctil para terminais móveis de telefonia culminaram na criação do dispositivo iPhone, em uma colaboração exclusiva e sem precedentes com a empresa americana de telecomunicações AT&T Mobility e com um custo de desenvolvimento de 150 milhões de dólares.


[ Leia mais ]