Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Anne Frank

A emocionante história da mulher que tentou salvar Anne Frank

Miep Gies teve um papel crucial durante a perseguição sofrida por Anne Frank e familiares na Segunda Guerra

Redação Publicado em 31/10/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
À esquerda, retrato de Miep; à direita, a jovem Anne Frank - Divulgação / Casa de Anne Frank e Reprodução/site/Miep Gies
À esquerda, retrato de Miep; à direita, a jovem Anne Frank - Divulgação / Casa de Anne Frank e Reprodução/site/Miep Gies

Sem dúvidas, Anne Frank é um dos nomes mais conhecidos da História. Durante a Segunda Guerra Mundial, a adolescente e seus familiares precisaram viver em um esconderijo em meio à perseguição dos nazistas contra os judeus e minorias. 

Anos após o conflito que entrou para os livros de História, a saga de Anne, que registrou os horrores vividos no período em um diário, instiga e entristece diferentes gerações. No entanto, poucos conhecem a história de uma pessoa que foi importante para Frank e sua família: Miep Gies.

Extrema importância

Ela teve extrema importância ao ajudar famílias judias durante o período do Holocausto, o que incluiu Anne Frank, seus pais e a irmã. Gies teve um papel de suma importância na preservação dos registros de Anne. 

Após a prisão dos moradores do Anexo, onde Anne e familiares se escondiam, Miep preservou o diário da jovem, evitando que pudesse cair nas mãos dos nazistas. De tão inspiradora, sua história é contada na minissérie ‘A Small Light’, da National Geographic e disponível no Disney+. 

No podcast 'Desventuras', o professor e historiador Vítor Soares narra a incrível história de Miep. Confira o episódio completo abaixo!