Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Isis, a deusa egípcia que inspirou uma das sociedades de alto QI mais restritas do mundo

Uma sociedade restrita se inspirou na divindade símbolo da inteligência superior e perseverança

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 05/09/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Figura de Isis disposta sobre textura arenosa - Divulgação / FreeVector
Figura de Isis disposta sobre textura arenosa - Divulgação / FreeVector

Ísis é uma deusa da mitologia egípcia reverenciada pela sua influência em diversos aspectos da vida. Era considerada a deusa da maternidade, magia, natureza e proteção. Tida como uma divindade de inteligência superior e perseverança, Ísis era frequentemente representada como uma mulher com um trono ou um disco solar adornando a sua cabeça, simbolizando o seu papel como uma divindade celestial.

A sua história mais notável está ligada ao mito de Osíris, o seu marido, que foi assassinado por seu irmão Set. Ísis desempenhou um papel fundamental ao reunir os fragmentos do corpo de Osíris, usando a sua magia e habilidades para trazê-lo de volta à vida.

Esse mito exemplifica a devoção de Ísis à preservação da vida e à sua associação com o renascimento e a fertilidade, tornando-a uma das deidades mais reverenciadas do antigo Egito. Inclusive, ainda na atualidade há uma associação para pessoas de muito alto QI e grande criatividade que lhe pede emprestado o nome por essa deusa ter nos seus atributos o que a sociedade Isi-s deseja representar.

Assim como Ísis, esta associação procura promover uma comunidade onde a inteligência e a criatividade floresçam, um espaço para abraçar as capacidades criativas e intelectuais. A troca de ideias e experiências é incentivada, cultivando uma atmosfera de aprendizagem contínua.


Sobre o autor

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society.