Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Morcegos: Perigo à saúde ou importante para o meio ambiente?

Representados na cultura popular com Batman e até vampiros, suas versões reais possuem uma funcionalidade ímpar na natureza

Redação Publicado em 16/09/2023, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Morcego com língua para fora - Domínio Público
Morcego com língua para fora - Domínio Público

O imaginário popular coroou os morcegos como animais extremamente perigosos aos seres humanos, que podem transmitir uma infinidade de doenças e que se alimentam de sangue, apesar de todas essas alegações possuírem um fundo de verdade, os morcegos são muito mais que isso, são importantes para o equilíbrio do meio ambiente.

Os morcegos são mamíferos voadores fortemente distribuídos em diversos ecossistemas, eles têm grande proeminência em cavernas, onde passam o dia e saem no período noturno para se alimentar. Eles possuem uma variedade de adaptações anatômicas e fisiológicas que lhes permitem voar eficientemente e explorar nichos ecológicos diversos.

Um dos maiores mitos acerca desses animais é que a sua alimentação consiste em sangue, mais especificamente sangue humano, na verdade, a alimentação dos morcegos consiste quase que exclusivamente em insetos, frutas, néctar, pequenos vertebrados na maioria das espécies, existem poucos tipos de morcegos hematófagos que se alimentam, em geral, de animais de grande porte.

A maioria das espécies é insetívora, desempenhando um papel crucial no controle de pragas agrícolas ao consumir grandes quantidades de insetos noturnos. Morcegos frugívoros também desempenham um papel fundamental na dispersão de sementes e na polinização de muitas espécies vegetais, contribuindo para a manutenção da biodiversidade.

Outro grande medo em relação aos morcegos é a transmissão de doenças, no entanto, ele é relativamente baixo. Morcegos podem ser portadores de vírus, como o da raiva, que podem ser transmitidos através de arranhões ou mordidas, mas as interações com seres humanos são raras. A maioria das espécies de morcegos não representa uma ameaça à saúde pública e desempenha papéis benéficos no ecossistema.

São necessários cuidados, em especial evitar contato direto com esses animais, no entanto, estigmas como esses podem estimular a matança, não só de morcegos, como outros animais fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente.


Sobre o autor

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.