Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Inteligência e criatividade: Novidades no modelo de análise de novos membros na ISI Society

Sendo uma das principais sociedades de alto QI internacionais, novos métodos são introduzidos para novas adesões

Redação Publicado em 23/09/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Figura ilustrativa de cérebro - StockSnap/Bango Renders
Figura ilustrativa de cérebro - StockSnap/Bango Renders

A inteligência é uma das habilidades mais importantes do ser humano, sendo essencial para aprender, desenvolver ideias e se adaptar às mudanças. Ela é uma habilidade presente em todos, no entanto, algumas pessoas possuem um maior potencial cognitivo que faz com que se destaquem, esse é o chamado alto QI.

O QI é medido através de uma série de testes padronizados que medem o chamado quociente de inteligência, responsáveis por analisar as habilidades cognitivas dos indivíduos e atribuir-lhes uma “nota” a isso, os famosos pontos de QI, ou percentil, mas em alguns casos ele pode não ser o suficiente para observar todo o espectro que compõe a inteligência.

Pensando nisso, a ISI-Society, uma das principais sociedades de alto QI internacionais, sem fins lucrativos, pede, durante o processo de seleção de novos membros, além das tradicionais comprovações de QI, feitos criativos, para analisar a capacidade dos indivíduos de transformar sua inteligência acima da média em algo concreto, novo e eficaz à sociedade.

Esse foi, desde o princípio, um ponto de sinergia entre mim e a ISI-Society e, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes que me fez ter interesse por ingressar nela, algo que se tornou realidade há alguns meses. Assim que fui aceito como novo membro, e incluído entre os 24 “membros distintos” da sociedade, sugeri algumas ideias como costumo fazer, algo que chamou a atenção do regente e seu comitê.

Com o tempo, e com o desejo do regente de planejar a sua sucessão, fui apontado como um candidato apto a assumir a presidência da ISI-Society, algo que se concretizou recentemente.

Desde então, tenho montado um novo comitê e trazido algumas novidades à sociedade, como a inclusão de relatórios genéticos como documentação comprobatória, em paralelo aos testes de QI tradicionais, de inteligência, sendo uma sociedade pioneira nisso. Além disso, foi criado o “News”, que estimula a divulgação e interação ao permitir que os membros tenham sua própria coluna em mais de um idioma. A análise de comprovações de criatividade foi mantida e estimulada, dando continuidade ao rigor de análise e ao diferencial da ISI Society.

A criatividade é a aplicação da inteligência gerando resultados, inovação e benefícios às pessoas ao seu redor, algo que deveria ser natural em uma pessoa com alto QI, pois ser dotado de altas habilidades traz consigo um respeito e responsabilidade para com os outros, surge uma cerca cobrança de ter habilidades acima da média que gerem feitos acima da média, por isso, o estímulo à cobrança desse tipo de comprovação é fundamental para também estimular que essa habilidade tão importante, a criatividade, seja buscada.

Quando pensamos em nomes como Nikola Tesla, Leonardo da Vinci, Gandhi, William Shakespeare, Albert Einstein, Isaac Newton, Stephen Hawkins, Thomas Edison, entre outros, os denominamos gênios, que são pessoas de muito alto QI e criativos, criamos então expectativas em todas as pessoas superdotadas ou consideradas gênios em suas pontuações.

Mas nem todas as pessoas de alto QI têm essa criatividade notável para grandes feitos e este sempre foi o propósito da ISI-Society fundada na década de 1990 no Canadá. A sociedade atualmente conta com quase 650 membros de diversos países e 23 deles são destacados pelo extraordinário nível de criatividade. Desde junho de 2006, o Isi-s é afiliado à World Intelligence Network (WIN).


Sobre o autor

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e HELLIQ Society High IQ. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.