Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

WR 104, o sistema estelar trinário localizado a 7.500 anos-luz da Terra

Estrela de Wolf-Rayet pode se tornar uma supernova e consequentemente representar uma ameaça distante

Fabiano de Abreu* Publicado em 18/08/2023, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
WR 104 - Telescope Keck
WR 104 - Telescope Keck

Provavelmente se você gosta de astronomia ou é entusiasta, já ouviu falar no WR 104. Este nome representa um sistema estelar trinário localizado a 7.500 anos-luz da Terra, na direção da constelação de Sagittarius.

A sua estrela primária é designada por Wolf-Rayet, abreviadamente WR, numa órbita estreita junto a uma estrela da classe B0.5V na sequência principal, além de um companheiro distante. A estrela WR é rodeada por uma nebulosa Wolf-Rayet em espiral e o seu eixo de rotação do sistema é direcionado para a Terra.

No entanto, nos próximos milhares de anos, uma possibilidade chama atenção: a estrela de Wolf-Rayet pode se tornar uma supernova. Assim, existe uma pequena chance de que essa explosão seja acompanhada por uma erupção de raios gama de longa duração.

Raios gama energéticos

Se isso acontecer, os raios gama, altamente energéticos, poderiam ter impactos devastadores na Terra, causando danos significativos à atmosfera. Embora seja uma eventualidade remota, a possibilidade de a Terra ser afetada por raios gama de WR 104 é um aspecto importante a ser considerado ao estudar o sistema estelar.

Este assunto tem sido amplamente discutido desde 2008, mas a comunidade científica não chega a um consenso. Alguns rejeitam por completo este cenário; outros preferem referir que embora ínfima é uma possibilidade em aberto.

Se esses jatos alcançarem o nosso sistema solar, as suas repercussões podem acarretar sérios danos à vida na Terra e à sua biosfera. O impacto real dependerá da quantidade de radiação absorvida, do volume de partículas energéticas e da proximidade da fonte geradora.


Sobre o autor

O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB, é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society (Mais de 200 membros da Sigma Xi receberam o Prêmio Nobel), Membro da Society for Neuroscience (USA), Membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association (USA), Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.