Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Galeria / Cultura

Há 61 anos, o Frisbee era lançado para o sucesso

Walter F. Morrison, seu criador, teve a ideia pilotando um avião na Segunda Guerra, e deu um nome alienígena, que não colou

Alana Sousa Publicado em 23/01/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walter Morrinson com seu Pluto Platters nos anos 1950 - Wikimedia Commons
Walter Morrinson com seu Pluto Platters nos anos 1950 - Wikimedia Commons

Walter Fredrick Morrison conta que a ideia original do Frisbee surgiu em 1937, enquanto jogava uma lata de pipoca com sua namorada, Lu Nay, com quem se casou mais tarde. A tampa da lata de pipoca logo se amassou, o que levou à descoberta de que dessa forma elas voavam melhor. O casal resolver desenvolver uma pequena empresa , a "Flyin 'Cake Pans", vendendo moldes de bolo para ter a mesma utilidade do futuro frisbee. Servindo como piloto na Segunda Guerra, aprendeu um pouco de aerodinâmica pilotando seu P-47 Thunderbolt - até cair, na Itália, e passar 48 dias preso, com mais tempo ainda para pensar. 

Depois da guerra, a partir de 1948, Morrison tentou criar modelos em vários materiais e vendê-lo de diversas formas, mas nada colou. A versão final estava pronta em 1955, mas o que fez a coisa decolar mesmo foi a venda do brinquedo para a empresa de brinquedos Wham-O, em 23 de janeiro de 1957. O nome era Pluto Platter – “Bandeja de Plutão”, fazendo referência ao espaço e Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) – o que explica a foto que introduz esta matéria. Meses depois, a empresa mudou o nome para “Frisbee”, um apelido dado por estudantes da Universidade de Yale, inspirado na Frisbie Pie Company, que vendia tortas em latas de alumínio, que eles já tinham o hábito de jogar uns para os outros antes de conhecerem a versão profissional.

Em 1967, Ed Headrick, da Wham-O, patenteou a versão atual do Frisbee, acrescentando algumas faixas na superfície do disco para estabilizar o vôo. Uma década depois, a empresa já tinha vendido mais de 100 milhões de unidades do brinquedo. Hoje, pelo menos 60 fabricantes produzem discos voadores - geralmente feitos de plástico e medindo aproximadamente 20-25 centímetros (8-10 polegadas) de diâmetro.