Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

24 pessoas são presas em operação que coletou meia tonelada de cobre no RJ

O material é fruto de furtos em linhas ferroviárias e cabos de telefonia, obrigando a Polícia Civil a mapear os ferros-velhos locais

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/09/2021, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parte da cobre descoberta por policiais - Divulgação / Vídeo / RecordTV
Parte da cobre descoberta por policiais - Divulgação / Vídeo / RecordTV

Durante uma operação da Polícia Civil, 24 pessoas foram presas no Rio de Janeiro por associação a roubos de cobre, como desdobramento de uma investigação iniciada em julho em ferros-velhos da capital fluminense, como informa o portal R7. O material teria sido furtado de instalações públicas de fornecimento de energia aos trens do estado.

As tentativas resultaram na apreensão de aproximadamente meia tonelada do ferro na capital e na Baixada Fluminense, onde o material era vendido para empresas de reciclagem.

A falta desse material no sistema ferroviário carioca causou uma série de paralizações apenas nos seis primeiros meses de 2021, estimando problemas em mais de 2,4 mil viagens.

Conforme estimativa da Supervia, companhia que administra as linhas, os reparos para repor o material furtado já ultrapassaram R$ 1 milhão, além de somar mais de 233 horas sem funcionamento. Porém, parte do material coletado apresenta características de fios usados em cabos de telefonia.

Agora, a Polícia tenta identificar quem são os compradores do material, promovendo um cadastramento dos ferros-velhos do Rio de Janeiro para mapear a origem do material antes de ser vendido.