Notícias » Estados Unidos

Acusado erroneamente de estupro, homem negro tem condenação cancelada após passar 16 anos preso

Anthony Broadwater foi equivocadamente apontado como autor do crime por Alice Sebold, escritora que inspirou 'Um Olhar do Paraíso'

Penélope Coelho Publicado em 26/11/2021, às 10h20

Anthony Broadwater e Alice Sebold
Anthony Broadwater e Alice Sebold - Divulgação/Youtube/NBC News/ Divulgação/Youtube/Manufacturing Intellect

De acordo com informações divulgadas na última quinta-feira, 25, a justiça dos EUA cancelou a condenação dada a Anthony Broadwater, em 1982. Na ocasião, ele foi acusado de estupro pela escritora Alice Sebold.

O homem passou 16 anos preso por um crime que não cometeu. Análises e uma revisão no processo criminal apontaram falhas nas provas usadas contra o acusado.

De acordo com informações publicadas pelo portal da revista Marie Claire, no livro ‘Em Sorte - Um caso de Estupro’, lançado no Brasil em 2003, a autora relata que foi vítima de um crime, em 1981. Aos 17 anos, Alice foi estuprada e atacada na universidade Syracuse, onde estudava. A mulher afirma que o autor do crime teria sido um homem negro.

Meses depois, a escritora de ‘Uma vida interrompida: Memórias de um anjo assassinado’ — que foi adaptado para o cinema com o filme ‘Um Olhar do Paraíso’ (2009) — foi até a polícia para relatar que teria sido abordada por um homem que acreditava ser o criminoso, sem saber nome e identidade.

As autoridades chegaram até Broadwater que foi apontado por Sebold como o responsável pelo crime. O homem foi condenado a 40 anos de prisão pela justiça norte-americana.

Por achar incongruências no caso, um detetive particular foi contratado por um produtor que trabalhava na adaptação de um filme a partir do livro que narra a história do crime. Com novas análises, a prova usada para incriminar Anthonyfio de cabelo — foi revisada, comprovando a inocência do homem, que atualmente está com 61 anos.

Em nota, representantes de Alice informaram que a escritora não irá se pronunciar sobre o ocorrido.