Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Adega de madeira romana bem preservada é encontrada na Alemanha

A adega, encontrada onde hoje é a cidade de Frankfurt, foi descoberta dentro de uma casa residencial romana incendiada na Alemanha

Éric Moreira Publicado em 27/02/2024, às 15h17 - Atualizado em 29/02/2024, às 20h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antiga adega romana encontrada em Frankfurt, na Alemanha - Divulgação/Museu Arqueológico de Frankfurt
Antiga adega romana encontrada em Frankfurt, na Alemanha - Divulgação/Museu Arqueológico de Frankfurt

Arqueólogos do Museu Arqueológico de Frankfurt, da Alemanha, encontraram uma antiga casa residencial do período romano, no lado sul das duas ruas principais da antiga cidade romana de Nida, em março de 2023. Além da própria residência, eles também desenterraram os restos de uma adega de madeira, surpreendentemente bem preservada.

Quando a região de Frankfurt vivia o período romano, os distritos de Heddernheim e Praunheim, de Frankfurt, constituíam a cidade de Nida. Em 110 d.C., era a maior cidade do Limes — conjunto de ocupações ao sul do império —, e capital do Estado de Tauno (Civitas Taunensium), com cerca de 10 mil habitantes. Porém, por volta de 259 d.C., a região foi conquistada pelos Alamanos (ou Suábios), e sua população entrou em declínio.

+ Dois templos e poço de sacrifício são descobertos em antigo acampamento militar romano

A habitação continha ainda os degraus que formavam a escada que descia para a adega. No interior, havia restos de vigas carbonizadas, carvão e vestígios de fogo, o que indicava que a residência foi destruída por um incêndio.

De fato, os arqueólogos apontam que o calor do incêndio foi tanto, que foi encontrada, próxima às ferramentas de quem ali vivia, uma jarra de vidro parcialmente derretida. Além disso, também foram achados vasos de cerâmica e vidro, e diversos outros objetos de metal.

Investigações

Ao Heritage Daily, um porta-voz do Museu Arqueológico de Frankfurt disse que, agora, a equipe de investigação deve analisar os materiais arqueológicos encontrados, para determinar melhor a data da construção e da destruição daquela residência.

Vale mencionar que, nessa escavação, foram empregadas técnicas modernas de extração que permitiram o transporte de toda a adega, intacta, para ser preservada.

+ O vinho de 1.700 anos que chama atenção na Alemanha

Adega encontrada em Frankfurt / Crédito: Divulgação/Museu Arqueológico de Frankfurt

Não é a primeira adega de madeira identificada na Nida romana. Achados semelhantes foram descobertos durante escavações na cidade antiga inúmeras vezes nos últimos 100 anos; no entanto, foram menos bem preservados e não foram examinados tão extensivamente com os métodos modernos de escavação", afirma um comunicado do museu.