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Notícias / Adidas

Adidas interrompe personalização de camisas por semelhança com símbolos nazistas

A Adidas gerou polêmica após comercializar camisas personalizadas da seleção alemã com tipografia semelhante à organização nazista SS

Redação Publicado em 01/04/2024, às 17h59

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Imagens da camisa da seleção alemã, que causou polêmica por sua tipografia - Reprodução/Redes Sociais/X/@08MiKowitsch15
Imagens da camisa da seleção alemã, que causou polêmica por sua tipografia - Reprodução/Redes Sociais/X/@08MiKowitsch15

Após uma série de internautas apontarem as semelhanças entre uma personalização da nova camisa da seleção alemã de futebol e o símbolo de uma organização nazista, a empresa de material esportivo Adidas interrompeu a venda de camisas personalizadas em seu site. 

Na manhã desta segunda-feira, 1, a opção de personalização com nome e número na venda das camisas no site da Adidas não estava disponível. No último final de semana, imagens de uma camisa personalizada com o número 44 foram intensamente repercutidas nas redes sociais, gerando controvérsias. 

Ao combinar o número 44 com o tipo de fonte disponibilizada pela Adidas, usuários notaram uma semelhança com o “doppelte Siegrune”, o símbolo da Schutzstaffel (SS), uma organização paramilitar nazista que está entre as principais executoras do Holocausto. 

Conforme repercutido pelo Band Jornalismo, até mesmo a personalização com somente o número 4 mostrou semelhanças a um dos símbolos da Juventude Hitlerista, a organização juvenil do Partido Nazista.

É importante ressaltar que, na Alemanha, a exibição e reprodução do símbolo da SS e outras organizações nazistas são proibidas por lei, podendo acarretar processos criminais. 

Respostas

Em entrevista à agência de notícias alemã DPA, o porta-voz da Adidas, Oliver Brüggen, disse que a semelhança foi acidental, e que a empresa irá bloquear a personalização das camisetas em sua loja online. O mesmo foi feito pela Federação Alemã de Futebol (DFB), que também suspendeu as entregas de camisetas com o número 44 em seu site. 

Ainda à DPA, a Adidas culpou a DFB e a 11Teamsport pela escolha da fonte dos nomes e números. “Como empresa, nos opomos ativamente à xenofobia, ao antissemitismo, à violência e ao ódio em qualquer forma. Quaisquer tentativas de promover visões divisivas ou marginalizantes não fazem parte de nossos valores como marca”, acrescentou Brüggen.

Após a polêmica, a DFB disse ao jornal alemão Bild que irá desenvolver uma nova fonte para o número 4, em parceria com a 11Teamsport, que será aprovada pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA).

Franziska Wülle, porta-voz da DFB, explicou que a federação “concedeu uma licença para de 'nome e numeração' à 11Teamsport por seis anos. Nossos colegas da 11Teamsport desenvolveram sua própria tipografia para a nova camisa e a coordenaram com a DFB”.

Segundo Wülle, os responsáveis pelo processo de design do número 4 não notaram semelhanças com símbolos nazistas na época de seu desenvolvimento.