Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Entenda o projeto de lei que pode banir cães salsicha da Alemanha

Em seu site, a associação de criadores de cachorros do país alegou que o cão salsicha e outras raças podem ser banidas na Alemanha

Redação Publicado em 27/03/2024, às 15h50 - Atualizado em 28/03/2024, às 19h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cachorro da raça Dachshund, conhecido como “salsicha” - Reprodução/Pexels/Nicolas Cappella
Cachorro da raça Dachshund, conhecido como “salsicha” - Reprodução/Pexels/Nicolas Cappella

Cachorros da raça Dachshund, conhecidos como “salsichas”, podem desaparecer da Alemanha, caso um projeto de lei protocolado no último mês de fevereiro seja aprovado, segundo a associação de criadores de cachorros do país (VDH). O projeto integra uma reforma na legislação alemã que visa a proteção animal. 

Conforme o Ministério da Agricultura da Alemanha, a nova medida planeja combater práticas cruéis na criação de animais, em relação às “características reprodutivas que infligem 'dor, sofrimento e danos' às gerações futuras”.

O projeto lista várias características de doenças que podem levar à proibição da criação de cães saudáveis. Infelizmente, muitas das características mencionadas são vagas e ambíguas. Isto deixa muito espaço para interpretação, o que acarreta o risco de interpretações incorretas ou exageradas", contestou a VDH em seu site oficial.

Reação

Ainda em nota, a organização argumentou que esta nova legislação pode causar “grande incerteza jurídica” entre autoridades, criadores, veterinários e donos de cães. A VDH lançou um abaixo-assinado online contra a lei, que já possuí mais de 12 mil assinaturas, conforme repercutido pelo jornal O Globo. 

As características 'anomalias do sistema esquelético' listadas na lei poderiam ser interpretadas como uma proibição da reprodução de qualquer desvio significativo de tamanho. Este termo pode, por exemplo, ser atribuído ao comprimento das pernas de Dachshunds e outras raças de cães pequenos", acrescenta a associação, que também cita Beagle, Terrier e Schnauzer como raças ameaçadas pela lei.