Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Netflix

"Garotas jejuadoras": Os curioso casos que inspiraram "O Milagre", da Netflix

Mais lidas do ano: Entenda como historiadores enxergam esses intrigantes casos ocorridos durante a Era Vitoriana

Redação Publicado em 02/12/2022, às 12h21 - Atualizado em 30/12/2022, às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "O Milagre" (2022) - Divulgação / Netflix
Cena do filme "O Milagre" (2022) - Divulgação / Netflix

Lançada pela Netflix, a trama "O Milagre" ("The Wonder", em seu título original em inglês), foi baseada no romance homônimo de Emma Donoghue. O drama se passa na Irlanda do século 19 e acompanha a saga de Anna O'Donelle, uma jovem que alega não precisar se alimentar, sendo movida pelo "maná do céu", citado na Bíblia.

O que talvez algumas pessoas não saibam é que a autora se inspirou em casos reais ocorridos durante a Era Vitoriana. Conhecidas como "garotas jejuadoras", essas moças alegavam não precisar comer, por serem movidas apenas pela fé.

Na época, muitas delas foram investigadas, sendo consideradas por algumas pessoas como "anomalias médicas" e por outras "escolhidas de Deus". No entanto, segundo alguns historiadores, este fenômeno pode ser compreendido hoje em dia como uma série de quadros clínicos de anorexia. 

Para saber mais sobre a história das "garotas jejuadoras", ouça agora o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo renomado professor de História Vítor Soares, também idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. 

Clique aqui e fique por dentro da programação completa!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: 


DESVENTURAS / GUERRAS

Para uns biscoitos, mas para outros bolachas. Esse é o grande lema nacional, mas qual termo seria o correto? Sabe-se que varia em cada região. No entanto, a grande curiosidade está por trás da história desse alimento tão queredinho.

Saiba mais aqui!