Notícias » Estados Unidos

Afastado de Trump, vice-presidente dos EUA parabeniza Kamala Harris pela vitória

Nesse fim de mandato, os dois políticos passaram a seguir caminhos contrários, com Mike Pence aceitando a vitória de Joe Biden

Ingredi Brunato Publicado em 16/01/2021, às 09h00

Fotografia de Mike Pence
Fotografia de Mike Pence - Wikimedia Commons

Nesta última sexta-feira, 15, o vice-presidente Mike Pence fez uma ligação para a democrata Kamala Harris, que é vice de Joe Biden, lhe dando parabéns pela vitória nas últimas eleições e se ofereceu para ajudar na transição de poder. Quem divulgou o acontecido foi o The New York Times.

O comportamento de Pence, que vai na direção inversa ao de Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos até o dia 20 de janeiro, em que ocorrerá a cerimônia de posse do próximo líder norte-americano -, ocorre em compasso com o afastamento dos dois. 

Os políticos americanos tiveram sua aliança abalada após o vice anunciar a vitória de Biden, o que Trump era contra. Segundo o que republicano disse mais tarde, teria “faltado a coragem de fazer o que deveria ser feito para proteger o país". Suas palavras foram repercutidas pelo UOL

Pence ainda se comprometeu a atender a cerimônia de empossamento do presidente seguinte, o que Donald já adiantou que não fará. O milionário do partido republicano será o quarto presidente da história dos Estados Unidos a não realizar essa ação tradicional — e, vale dizer, o primeiro da lista nascido depois do século 19.