Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Alemanha não aceita uso do termo “apartheid” em associação a Israel

Declaração foi feita na última quarta-feira, 2

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/02/2022, às 15h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Getty Images
Imagem ilustrativa - Getty Images

Foi anunciado pelo Ministério alemão do Exterior na última quarta-feira, 2, que o país europeu agora rejeita o uso do termo "apartheid” em associação a Israel. O porta-voz da pasta, Christopher Burger, falou: "Rejeitamos expressões como apartheid, com foco unilateral em Israel.”

A fala veio após uma acusação feita pela Anistia Internacional, que disse que Israel submetia palestinos a um sistema de apartheid que usa de políticas de "segregação, desapropriação e exclusão”. As informações são da Deutsche Welle.

Burger ainda expressou a opinião do ministério da Alemanha, que enxerga a acusação como séria, contraprodutiva e abrangente, dizendo que "todos os que defendem os direitos humanos têm responsabilidade de não promover isso de maneira não intencional”.

O porta-voz ainda falou que a Alemanha olha atentamente para questões relacionadas aos direitos humanos, se manifestando publicamente quando encontra casos mais críticos. O Ministério alemão do Exterior continua sendo contra a expansão de assentamentos judaicos dentro de territórios palestinos.