Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Professora

Aluno 'presenteia' professora negra com esponja de aço no Distrito Federal

Aluno entregou esponja de aço alegando ser presente do Dia Internacional da Mulher

Redação Publicado em 14/03/2023, às 13h04 - Atualizado às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aluno entrega esponja de aço para professora negra no DF - Reprodução/Vídeo
Aluno entrega esponja de aço para professora negra no DF - Reprodução/Vídeo

No último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma professora de português da rede pública do Distrito Federal sofreu um ataque racista dentro da sala de aula, após um aluno entregar para ela uma esponja de aço embrulhada. O momento foi gravado pelos colegas do estudante. 

Segundo informações do portal G1, o aluno de 17 anos entregou o presente alegando ser uma homenagem pelo Dia da Mulher. Surpresa, a professora diz: "Gente, recebi um presente!". Porém, ao abrir o pacote, ela fica constrangida em meio as gargalhadas

Posteriormente, uma jovem afirma que a educadora não pode aceitar a esponja de aço e, em resposta, ela finaliza: “Tudo o que vai volta”. Procurada pelas equipes de reportagem, a mulher não quis se pronunciar sobre o caso e o estudante deverá redigir uma carta com um pedido de desculpas, conforme advertido pela diretora da escola.

Outros detalhes 

Em comunicado, a Secretaria de Educação informou que a direção do Centro de Ensino Médio 9, localizado em Ceilândia, tomou conhecimento sobre o ocorrido e pretende reunir os envolvidos para uma reunião. Eles acrescentaram que "repudiam qualquer tipo de preconceito e reforça compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos".

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal também se manifestou:

É lamentável episódio como esse contra professora em exercício da profissão dentro da sala de aula. Precisa ser apurado com o rigor da lei. É apenas mais um exemplo de como os professores são tratados em sala de aula, os professores precisam ser valorizados, os professores merecem respeito".